terça-feira, novembro 13, 2012

Fiocruz determina prazo para reabertura de farmácias


Carlos Costa
Farmácia Popular do Brasil com as portas fechadas em Mossoró
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estabeleceu um prazo para que o Governo do Estado providencie a reabertura das 10 unidades próprias do Programa Farmácia Popular do Brasil no Rio Grande do Norte. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, a Fiocruz enviou ofício, no último dia 7, à Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) determinando que o atendimento ao público nas farmácias seja retomado em, no máximo, 15 dias, ou seja, até o próximo dia 22 de novembro. “Caso a Sesap não atenda o determinado, o Governo Federal pode suspender o repasse mensal de recursos para o programa”, destaca a assessora do ministério. 
A reportagem entrou em contato com a Sesap, através da assessoria de imprensa, para saber que medidas estavam sendo adotadas para atender à determinação da Fiocruz. Em sua resposta, a Sesap não esclareceu sobre o que está sendo feito para a reabertura das farmácias. 
A Sesap informou apenas que o Programa Farmácia Popular é um programa do Governo Federal que tem contrapartida do Governo Estadual e que no RN existem 9 farmácias que estão passando por um estudo de reestruturação. “O RN é um dos poucos estados que ainda trabalham com esse programa. Em Pernambuco, por exemplo, só existe uma farmácia popular”, acrescenta a Sesap. 
Na sexta-feira passada, 9, a Sesap já havia informado ao Jornal de Fato que não havia previsão para reabertura das farmácias, que estão fechadas desde o dia 1° de novembro, quando encerrou o contrato entre a Sesap e a empresa JMT Service, responsável pela terceirização da contratação dos trabalhadores. O contrato não foi renovado e a Sesap não realizou licitação em tempo hábil para contratar outra empresa. O diretor da JMT, Jonas Alves, informou que 70 pessoas que trabalhavam nas farmácias estão sendo demitidas, 14 delas em Mossoró.

Procura cresce na rede privada
O fechamento das duas unidades do Programa Farmácia Popular do Brasil em Mossoró fez crescer a procura por medicamentos gratuitos e com desconto especial nas redes privadas do programa "Aqui Tem Farmácia Popular". Balconista de uma farmácia privada, Antônio Carlos relata que a procura por medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão e asma quase que dobrou na última semana. “Antes eu atendia a sete, oito pessoas por dia, mas agora são 12, 13 atendimentos”, conta. 
A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde destaca que a rede privada conta com 264 farmácias no Rio Grande do Norte e trabalha com os mesmos medicamentos da rede própria com desconto de até 90%. “A população também pode procurar os hospitais públicos e as unidades básicas de saúde para pegar os medicamentos gratuitos”, orienta, acrescentando que a população não está desassistida, mesmo com o fechamento da rede própria. 
A Sesap também orienta a população para procurar as farmácias privadas conveniadas ao programa.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!