quinta-feira, novembro 15, 2012

Olho D´água é destaque nacional em gestão da merenda escolar

Prefeito_Jackson_Queiroga_e_sua_equipe

Na tarde de ontem, 14/11, a Prefeitura Municipal de Olho D'água do Borges foi comunicada oficialmente por técnicos do PNAE que o município foi um dos vencedores da 9ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, promovido pela ONG Ação Fome Zero em parceria com o FNDE - MEC.
A informação foi comemorada pelo prefeito Jackson Queiroga, que falou sobre o resultado obtido: "Meses atrás, fomos informados de que Olho D'água seria um dos finalistas do prêmio. Por si só, ser finalista do prêmio já seria um vitória magnífica, pois éramos, àquela altura, o único representante do Estado, e 1 dos 4 do Nordeste, na disputa. Então, ser apontado como destaque em uma das categorias do prêmio, é um feito que nos emociona e felicita muito, pois mostra que estamos no caminho certo, no que diz respeito às boas práticas de políticas públicas educacionais."
A conquista do município deve-se, além do empenho das mais de 50 pessoas envolvidas no processo desde abril passado, a medidas importantes que foram tomadas pela atual gestão, como: a municipalização da merenda escolar do nível de Educação Fundamental; a contratação de profissional de Nutrição; a capacitação dos profissionais (merendeiras) da área; a criação do Conselho Municipal da Merenda Escolar elaboração de cardápios regionais por profissional habilitado, respeitando a vocação agrícola local; a criação de um setor de compra, armazenamento e distribuição dos itens da merenda escolar; seleção de fornecedores; a viabilização da compra direta de produtos da agricultura familiar local (carnes, verduras, hortaliças, frutas, derivados do leite, ovos entre outros), através da parceria de recursos municipal e do PNAE, do Programa Compra Direta do Governo do Estado (Polpa de frutas, ovos, mel, bolos); a melhoria e adequação das instalações físicas e equipamento das cozinhas das unidades de ensino da zona urbana e rural, assim como fardamento e equipamentos para proteção individual; a parceria com as demais secretarias municipais, como: - Secretaria da Saúde Pública: acompanhamento do SISVAN, atividades dos profissionais do PSE nas escolas com orientação nutricional, parceria com a Coordenação da Vigilância Sanitária. - Secretaria dos Esportes: realização da medição e classificação do estado nutricional dos escolares. E demais Secretarias com ações diretas e indiretas. Entretanto, esforços somam-se e a luta é contínua para acontecer adaptação aos cardápios constituídos por alimentos bem mais saudáveis e adquiridos, em sua maioria, produzidos no próprio município.
Para Danila Suassuna, nutricionista responsável pelo programa na cidade, o reconhecimento, por meio do prêmio Gestor, mostra o quanto vale a pena organizar e desenvolver boas ações no âmbito da saúde Aplicada à Educação: "o prêmio atesta o valor de um trabalho sério, feito a várias mãos, que mexe com toda uma cadeia de profissionais e que tem como produto final, a satisfação dos jovens estudantes."
No final deste mês, Jackson Queiroga e a equipe envolvida no projeto irão a Brasília receber o troféu e certificado referentes à categoria em que foi destaque, na 9ª edição do prêmio. 
Entenda o Prêmio
O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar - PGEME objetiva estacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e disseminar estas boas práticas para que sejam conhecidas e adotadas por outras prefeituras do país.
Dividido em 7 categorias de premiação (Categoria Eficiência e Educação Alimentar e Nutricional; Categoria Valorização Profissional das Merendeiras; Categoria Merenda Indígena e/ou Quilombola; Categoria Merenda com Produtos Orgânicos da Agricultura Familiar; Categoria Desenvolvimento Local; Categoria Participação Social) - em que contempla cidades de todas as regiões do Brasil -, o PGEME abre inscrições, anualmente, no mês de abril. Todos os 5.565 municípios do país estão aptos à disputa.
O processo de avaliação e premiação dos municípios leva, em média, 8 meses - considerando-se a data do início das inscrições até o dia da cerimônia de entrega do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!