terça-feira, outubro 16, 2012

HRTM realiza a primeira captação múltipla de órgãos de 2012

Orgaos_doados_ajudarao_a_salvar_vidas

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) realizou, no dia 6 de outubro, a primeira captação múltipla de órgãos do ano. A família do doador multiorgânico, que não pode ser identificado, permitiu a retirada dos rins, córneas, fígado e parte do baço para serem transplantados para quem está registrado na fila de doação.
De acordo com a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos (Cidotti), Antônia Ivanete, a captação de órgãos foi um sucesso, só não se sabe ainda o destino final das doações, pois o hospital aguarda um relatório por parte da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Rio Grande do Norte (CNCDO - RN).
"Sabemos que mais de uma pessoa foi beneficiada com os órgãos, porém não é autorizada a divulgação do nome doadores e receptores, com o objetivo de evitar alguns constrangimentos. Tivemos outra oportunidade de realizar uma captação múltipla de órgãos, porém devido à falta de uma equipe de prontidão para realizar a coleta e a falta de um transporte aéreo não pudemos realizar a ação. Por isso, a importância de se capacitar uma equipe local e estruturar a instituição. Com um suporte adequado, poderíamos ajudar mais pessoas", destaca Ivonete.
Ela ainda frisou que a direção do HRTM está empenhada em formar uma equipe local para atuar na captação de órgãos.
"A previsão é de que em 2013 médicos da região viajem até São Paulo para fazer um treinamento. Com isso, muitas pessoas que estão na fila esperando por um rim ou fígado, que são mais difíceis de obter, poderão ser ajudadas. Outro fator que ajuda no momento de doação é a conversa prévia com a família, isto é, quem quiser ser doador de órgãos deve informar a sua família o seu desejo, para que outras pessoas possam ser ajudadas dentro do tempo hábil".

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!