terça-feira, outubro 16, 2012

Mulheres protestam em frente à casa de vocalista acusado de estupro


1e0bcfb532ed354f3ac55714b87c7d1a.jpg
Um grupo de mulheres fez uma manifestação nesta terça-feira (16), em Guarajuba, na cidade de Camaçari, Litoral Norte da Bahia, em frente à casa de veraneio onde estaria o cantor Eduardo Martins, vocalista da banda New Hit!.

Organizado pelo movimento feminista Marcha Mundial das Mulheres, o protesto foi contra a soltura dos nove músicos, acusados de estuprar duas adolescentes de 16 e 17 anos, após um show no município de Ruy Barbosa, no dia 26 de agosto. 

Maíra Guedes, uma das integrantes do Núcleo Zeferina, entidade que articulou o ato, revelou que a mobilização foi organizada discretamente, após o grupo acompanhar todo o caso, para que os favoráveis a banda não impedissem a realização. Segundo Guedes, os próprios moradores confirmaram a residência. "Decidimos que não deixaríamos passar. Somos mulheres. Mexeu com uma, mexeu com todas", pontuou.  

De acordo com as integrantes do movimento, as duas adolescentes tiveram de sair da cidade por conta do caso e estão sendo atendidas pelo Programa de Proteção ao Adolescente e à Criança por receberem ameaças. 

A ativista ressaltou que a manifestação segue os moldes do "escracho", ação utilizada para rechaçar os torturadores nos períodos da ditadura chilena e argentina. "Na época, os manifestantates entoavam "Aqui mora um torturador". Nós viemos para mostrar que "Aqui mora estuprador", enfatiza. Uma equipe de segurança particular foi acionada para impedir a entrada do grupo no comndomínio.  

Os integrantes da banda ficaram detidos por 38 dias no presídio de Feira de Santana e foram soltos no último dia 3. Um policial militar que estava detido na Coordenadoria de Custódia Provisória (CCP) da corporação, em Lauro de Freitas, sob suspeita de favorecimento do crime, também foi liberado. 

Todos foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia por estupro qualificado com características de crime hediondo e aguardam julgamento. 

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!