quarta-feira, junho 13, 2012

Especialistas tentam amenizar impactos da seca na produção de caju


A seca deste ano será tema de palestra no Encontro do Comitê Gestor da Cajucultura, hoje, no Hotel VillaOeste, abordando dificuldades e alternativas para minimizar os impactos da estiagem na safra deste ano. O evento, promovido pelo Sebrae-RN, será dividido em dois momentos, com planejamento interno das 8h às 12h, e realização de palestras das 14h às 17h.
A palestra "Clima no Semiárido - Alternativas e Convivências" será ministrada pelo meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), uma das entidades que integram o Comitê Gestor da Cajucultura do Rio Grande do Norte ao lado do Sebrae-RN, Fundação Banco do Brasil, Emater e Conab.
Realizado a cada três meses, o Encontro do Comitê Gestor da Cajucultura terá também palestra sobre "O empreendedorismo no meio rural", pelo gerente do Escritório Regional do Vale do Açu, Fernando de Sá Leitão. Também será apresentado o caso de sucesso da Cooperativa Central Sabor Colonial, de Santa Catarina (SC).
Para o gestor de Fruticultura do Sebrae-RN, Franco Marinho, a necessidade de discutir a estiagem no setor ocorre devido aos impactos diretos que a cajucultura potiguar sofrerá em decorrência da falta de chuva.
"Durante o Encontro estaremos mostrando o quanto o setor será afetado e iremos discutir e propor ações que poderão minimizar os efeitos negativos na produção de castanha no Estado", enfatiza.
O encontro desta quarta-feira reunirá produtores, representantes de associações, cooperativas de todo o Estado, além dos integrantes do Comitê Gestor de Cajucultura.
Além do Encontro do Comitê Gestor de Cajucultura, o Sebrae-RN realiza, na Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), vasta programação, incluindo Rodadas de Negócios, oficinas, minicursos, workshops e eventos técnicos, como o Fórum Internacional da Fruticultura e a apresentação da Agenda de Desenvolvimento da Fruticultura Potiguar, além de discussões sobre agricultura familiar, com caravanas de produtores de vários Estados do Nordeste.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!