quinta-feira, abril 19, 2012

"Doentes" do Fenerbahçe endeusam Zé Roberto e Alex, que causam alvoroço na Turquia


Meia brasileiro Alex durante discurso no estádio do Fenerbahçe

O futebol sempre foi uma das paixões dos torcedores turcos, que deram ao meio-campista brasileiro Alex, do Fenerbahçe, um status de espécie de Pelé do país. O ex-palmeirense vai virar até estátua em seu clube e é uma das primeiras palavras ditas por turcos a brasileiros quando estes vistam o país.

Desde 2004 no clube, o meia é ovacionado por onde passa e têm que até selecionar lugares para sair e optar não estar presente quando familiares estão no país e querem ir a pontos turísticos.

“Meu dia a dia é tranquilo. Só vou nos lugares que conheço e domino, e as pessoas sabem quando chego. Mas tem lugares que eu não vou, que evito. A parte turística, por exemplo, eu já conheço, mas quando tem alguém da minha família que quer ir eu falo, ´gente, vão, se divirtam, conheçam, mas não contem com a minha presença, porque não vou´”, falou o jogador ao UOL Esporte.

“O pessoal gosta bastante de mim, e esse gostar às vezes te atrapalha porque tem que parar para atender todo mundo. Mas quando eu saio já me preparo para isso, sei como é e como tenho que me comportar. Mas às pessoas se aproximam de uma maneira respeitosa, nunca passei algo perigoso. É um assédio grande, mas respeitoso”, continuou.

A partir de 2010 o clube passou a direcionar sua atenção também para o vôlei. Trouxe o experiente e consagrado treinador brasileiro José Roberto Guimarães, ouro olímpico em 92, com a seleção brasileira masculina, e em 2008, com a feminina.

Dois anos depois, e o brasileiro conduziu o time feminino ao título europeu. E agora passa também pelo processo de “endeusamento”.

“Está uma loucura. A repercussão é muito grande, muito forte. Por onde passamos em Istambul as pessoas dão parabéns e querem falar. Os torcedores do Fenerbahçe do futebol são os mesmos do basquete, do vôlei, de todas as modalidades. O torcedor do Fenerbahçe é doente e acredita muito no seu time. É uma loucura. Não tem distinção, são os mesmos torcedores das mesmas modalidade”, contou o treinador.

“São loucos, apaixonados pelo time, vestem cachecóis, gorro. É diferente. A torcida do Fenerbahçe é agressiva, incentiva o time e ama equipe, é maluca pelo time.”

E Alex e Zé Roberto são muito amigos. O primeiro costuma prestigiar os jogos do treinador e já causou alvoroço no ginásio do clube quando foi acompanhar os jogos.  E o meia, apesar de sempre ressaltar o bom tratamento, pede que das próximas vezes o clube até reforce a segurança.

“Eu adoro vôlei e tem o Zé que é meu amigo, também minhas amigas turcas. É um ginásio, pequeno, tem uma entrada ou outra. Acho que eles precisam que se organizar bem pra não causar tumulto. Eu fico com segurança, e pra mim é relativamente sossegado, mas penso nas outras pessoas”, falou.

Fonte: Uol Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!