quinta-feira, abril 19, 2012

Detran aperta o cerco contra infratores



O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do Rio Grande do Norte realizou ontem atividades educativas e preventivas pelas ruas de Mossoró. Durante à tarde, os condutores receberam orientação sobre o cumprimento das normas de trânsito, cuidados com seu veículo automotor, etc. À noite, uma blitz para combater o consumo de bebidas alcoólicas foi feita pelos principais pontos da cidade.
De acordo com Lígia Fagundes, subcoordenadora de Educação de Trânsito do Detran do RN, o objetivo maior é reduzir, através da conscientização, os índices de violência no trânsito de Mossoró. "Essa ação vem acontecendo frequentemente, tanto em Natal, quanto em outros municípios do Rio Grande do Norte", fala. 
"É feita uma programação e esse trabalho é feito rotineiramente. Na próxima semana estaremos em Pau dos Ferros. A programação é importante para que nenhum município fique sem essa atenção", acrescenta.
Durante à tarde, uma blitz educativa foi realizada na avenida Presidente Dutra, bairro Alto de São Manoel (zona leste). Dezenas de motoristas e motoqueiros foram abordados, receberam dicas e foram alertados sobre irregularidades de natureza mais simples. Somente em casos de maior gravidade, como motoristas ou motoqueiros embriagados, a notificação foi aplicada. "Não podemos também deixar que infrações gravíssimas passem despercebidas", destaca Lígia.
À noite, o trabalho teria outro viés, voltado para a prevenção. Os principais pontos da cidade foram fiscalizados pela equipe técnica do Detran, juntamente com policiais dos dois Batalhões de Polícia Militar da cidade e do II Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, acionados para dar segurança à atividade e fazer as notificações.
O trabalho, segundo a subcoordenadora de Educação de Trânsito do Detran potiguar, vem sendo realizado continuamente em diversas cidades do RN. Lígia ressalta a importância desse tipo de atividade, apontando resultados positivos.
"É feito o trabalho educativo e para concluir, é feito também de fiscalização, que não deixa de ser uma ação educativa também. Quando fazemos o trabalho de educação e de fiscalização e vemos que o número de autos diminui, vemos que o trabalho está sendo feito corretamente, que está surtindo efeito", destaca Lígia Fagundes.
Ela cita como exemplo desse resultado positivo a Operação Verão, especificamente na área de capital potiguar. De acordo com Lígia, o número de acidentes reduziu durante o período em que eram realizados trabalhos educativos durante o dia e preventivos à noite. "Isso é muito importante", enfatiza.
Já há previsão de uma nova atividade educativa, desta vez, em Pau dos Ferros. "A programação é importante para que nenhum município fique sem essa atenção", finaliza.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!