sexta-feira, janeiro 20, 2012

Pais ainda desconhecem mudanças no calendário de vacina infantil

As alterações no calendário vacinal infantil anunciadas ontem pelo Ministério da Saúde, previstas para o segundo semestre deste ano, ainda são desconhecidas pelos mossoroenses. Além dos pais que disseram não estarem sabendo das mudanças, muitos informaram não ter entendido como elas acontecerão.
De acordo com as mudanças anunciadas, a imunização contra a poliomielite, que provoca a paralisia infantil, passará a acontecer de forma mista, combinando doses atuais que são aplicadas em gotas e em uma nova forma, injetável.
Outra alteração diz respeito à criação da vacina pentavalente, que surgiu da junção da imunização contra Hepatite B com a vacina Tetravalente, contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções pelo Haemophilus influenza tipo B. Antes essas vacinas eram aplicadas separadamente.
A reportagem do Jornal DE FATO conversou com mães de bebês menores de 1 ano que estavam tomando vacinas em uma Unidade Básica de Saúde aqui na cidade. Algumas disseram que ficaram sabendo das mudanças através da equipe do jornal.
Esse é o caso da dona de casa Simone de Oliveira, mãe de Álvaro Gabriel de apenas três meses de idade. Ela disse que apesar de saber que a vacina é uma garantia de saúde para seu bebê, sempre sofre quando ele começa a chorar com a dor da injeção.
"Estou sabendo dessa mudança agora. Com certeza ela veio para o benefício das crianças, mas a gente que é mãe sempre sofre na hora da vacinação dos bebês. Álvaro é meu segundo filho e ainda não me acostumei", comenta.
Já a dona de casa Vanessa Carla de Souza, mãe de Maria Sofia de seis meses, disse que não tinha entendido como seriam as mudanças, mas ficou feliz por saber que com a criação da vacina Pentavalente, as crianças terão que tomar menos injeções que hoje.
As enfermeiras que estavam trabalhando na UBS disseram que ainda não tinham recebido nenhuma orientação sobre as mudanças, e que ficaram sabendo através do que foi divulgado na mídia.

Entenda as alterações anunciadas
A coordenadora estadual da Imunização, Helena Gomes Santana, explicou as mudanças divulgadas pelo Ministério da Saúde para o calendário vacinal infantil.
De acordo com Helena Gomes, as crianças que estão iniciando o calendário de vacinação receberão doses injetáveis da vacina contra a pólio, feita com o vírus inativado, denominada Vacina Inativada Poliomielite (VIP).
A VIP será aplicada aos dois e aos quatro meses de idade e a vacina oral será utilizada nos reforços, aos seis meses e aos 15 meses de idade. Nas campanhas anuais também serão aplicadas as doses orais.
A vacina injetável visa evitar casos de poliomielite vacinal, contraída pós-vacina, que são casos raros, mas podem acontecer.
Já a vacina Pentavalente, será injetável aos 2, 4 e 6 meses e com reforço da tríplice bacteriana (incluída na pentavalente) aos 15 meses e aos 4 anos. A vacina contra a Hepatite B passa a ser aplicada sozinha apenas na criança ao nascer.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!