quarta-feira, dezembro 28, 2011

Rosalba culpa ex-governadores Wilma e Iberê por falta de investimento


A colocação negativa do Rio Grande do Norte para receber investimentos externos - sendo o quinto pior Estado do Brasil, segundo ranking de Gestão dos Estados Brasileiros divulgado pela revista inglesa The Economist - é culpa de oito anos sem o Governo do Estado ter feito o "dever de casa". A afirmação foi feita ontem pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), durante entrevista concedida ao portal No Minuto (www.nominuto.com). Segundo a governadora, o Rio Grande do Norte se encontra no patamar dos piores em consequência da falta de investimento na área de infraestrutura. "O RN está pior porque deixaram de cuidar nos anos que se passaram. Deixaram de fazer nos últimos oito anos. Não é em onze meses que se recupera infraestrutura. Esse estudo é reflexo do que temos dito ao longo desse tempo, que o Estado está sucateado."
A pesquisa feita pela The Economist levou em consideração a análise de 25 indicadores em seis categorias. A média obtida pelo Rio Grande do Norte foi 26,9. Isso de uma escala de pontos que chegava a 100. No quesito infraestrutura, a situação do Estado potiguar foi bem negativa e ficou com pontuação zero. O setor, conforme a tabela apresentada pela revista inglesa, divide-se em redes de telecomunicação e estradas. No campo político, o RN também não apresentou bom rendimento: 33,3 pontos, mesma somatória obtida pelo Estado de Alagoas.
Ao portal No Minuto, Rosalba Ciarlini falou que está trabalhando para recuperar a credibilidade potiguar no que diz respeito a investimentos externos. A governadora afirmou que o Governo está trabalhando um projeto de saneamento básico, no qual serão investidos R$ 750 milhões. O segundo projeto diz respeito à implantação de um sistema digital, por meio de fibra ótica, o qual levará internet para todo o Estado. Essa ação será feita em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
"Nossos vizinhos (Estados da região Nordeste que apresentaram índices positivos, segundo a avaliação feita pela The Economist) já têm projetos implantados. Nós também podemos implantar", afirmou a governadora, acrescentando que a administração estadual possui projetos que reforçarão a área que aparece deficitária (infraestrutura), além de garantir que outros setores que influenciam este tipo de análise também terão prioridade.
Rosalba se referiu à educação e comentou que o ensino médio caminha para ser reestruturado no Rio Grande do Norte. Ainda segundo a governadora, toda a ação na área educacional será desenvolvida em parceria com a Fundação Roberto Marinho.
Embora não tenha explicado como será essa transformação, a governadora já havia falado sobre o tema em outras entrevistas. A reformulação do ensino médio levará em consideração uma das prerrogativas da Lei de Diretrizes de Base (LDB), do Ministério da Educação, a qual afirma que a educação básica norteia o educando na inserção no mercado de trabalho. Nesse sentido, o Governo do Estado já começou a trabalhar a educação tecnológica. Dez unidades voltadas ao ensino tecnológico já foram iniciadas.

Governadora anuncia municipalização do Programa do Leite
A governadora Rosalba Ciarlini afirmou ontem, em café da manhã com jornalistas e radialistas de Natal, que o Programa do Leite será municipalizado no próximo ano. Com isso, toda a gestão do programa passa a ser de responsabilidade dos municípios, que passa a ser ação integrada do Programa Saúde da Família (PSF). "O Governo terá uma comissão para acompanhar todo o programa. Com a municipalização, poderemos ter um controle maior. Será uma ação totalmente integrada ao Programa Saúde da Família", disse.
Para Rosalba, a municipalização não representa risco relacionado ao uso eleitoreiro do programa, já que 2012 é ano de eleição. "Não acredito. Pior era como estava sendo feito. Com a municipalização teremos um controle maior."
Além da municipalização do Programa do Leite, discorreu sobre investimentos na construção e recuperação de rodovias estaduais. Disse que ao longo do ano foram investidos R$ 114 milhões no setor. Rosalba citou como exemplo a Estivas/Ceará-Mirim, a estrada de Serra de João do Vale, de Serra de São Bento, entre outras. Rosalba disse, ainda, que sempre que viaja pelo interior do RN fica atenta às condições em que se encontram as estradas do Estado e pediu que todos sejam fiscais, levando a ela e a seus auxiliares informações sobre a situação das rodovias estaduais para que os problemas sejam solucionados.
Ao finalizar seu discurso, Rosalba Ciarlini afirmou que sempre buscou trabalhar com transparência para avançar no trabalho de desenvolvimento do Estado. "O Governo foi de uma transparência total, não escondeu nada. Só que uma coisa é certa: 2011 foi cheio de obstáculos, mas o ano novo vai chegar repleto de grandes realizações. O RN é um só, é meu, é seu, de todos nós, e precisamos dele cada vez melhor", disse a governadora.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!