domingo, julho 09, 2023

Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional visita projeto de dessalinização no RN para replicar modelo no AP

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, cumpriu agenda nesta sexta-feira (7) no Rio Grande do Norte. No estado, ele visitou um projeto de dessalinização de águas que ocorre na comunidade Serrote São Bento, no município de João Câmara, com o intuito de replicar o modelo no Amapá, e também garantiu investimentos para conclusão de obras de barragens no RN.


A agenda teve como intuito a discussão de obras hídricas no estado. Acompanhado pelo senador pelo estado do Amapá Davi Alcolumbre (União Brasil) e pelo governador Clécio Luís, o ministro Waldez Góes disse que a visita ao projeto de dessalinização pode auxiliar a uma população importante no Amapá.



"Venho conhecer a experiência do RN com usina de dessalinização de águas para estudar a possibilidade de implantar no Estado do Amapá, no arquipélago de Bailique, que tem 60 comunidades e 15 mil pessoas", disse o ministro.

Projeto de dessalinização em João Câmara, no Rio Grande do Norte, RN — Foto: Vanessa Camilo/Inter TV Cabugi


"Lá, na foz do rio Amazonas, enfrentamos a salinização de águas e possivelmente poderemos aplicar esta tecnologia do RN para atender àquela população”.


Na comunidade em João Câmara, a água é captada a 150 metros de profundidade. São 80 mil litros de água dessalinizada por dia, distribuídos através de adutora com extensão de 5 quilômetros que atendem 800 residências e 3 mil pessoas.



O investimento foi no valor de R$ 8 milhões. "Esta era uma antiga reivindicação daquela comunidade que é indígena e agora passa a ter acesso à água de qualidade, em quantidade", disse a governadora do RN, Fátima Bezerra.


O governo firmou parcerias com empresas também para compensação ambiental com instalação do sistema dessalinizador.


Obras garantidas até 2026

O ministro Waldez Góes disse também no encontro que o governo fará investimentos para garantir a assistência hídrica no RN com a "construção e recuperação de barragens e sistemas adutores”.


Entre as obras citadas, está a barragem de Oiticica. Em abril, o presidente Lula já havia dito que a barragem estava entre as "obras fundamentais" para serem concluídas no Nordeste.



A Barragem de Oiticica fica localizada em Jucurutu, no Oeste potiguar, e teve sua obra iniciada em 2013. A previsão é de que, ao final da construção, ela tenha capacidade para armazenar 590 milhões de metros cúbicos de água, atendendo 43 municípios e uma população estimada em 800 mil habitantes.


"A barragem de Oiticica, as adutoras do Seridó e Agreste, a barragem Passagem das Traíras e o ramal Apodi-Mossoró da transposição de águas do rio São Francisco são imprescindíveis para o abastecimento humano, para a produção e para o desenvolvimento econômico e social. E temos o compromisso de entregar todas essas obras até 2026", disse o ministro.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!