terça-feira, março 21, 2023

'Baphomet' exposto no muro de casa em Alvorada viraliza nas redes sociais; saiba significado de imagem religiosa

Viralizou nas redes sociais, na segunda-feira (20), a publicação de um morador de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, com fotos da nova estátua exposta por um vizinho no jardim de casa: a imagem de uma criatura com corpo humano, asas e cabeça de bode.


Imagem religiosa causou burburinho em vizinhança de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, RS — Foto: Ivan Almeida/Arquivo pessoal


"Vizinho novo chegou causando no bairro", brincou o autor da postagem, que já conta com quase 9 milhões de visualizações, além de milhares de curtidas, compartilhamentos e comentários.

A estátua retrata Belzebu, Baphomet ou Saravá Exu Maioral (entenda mais abaixo). A propriedade onde foi exposta a estátua é da mãe de santo Michelly da Cigana, que presta consultas religiosas. Ela mora no local há sete anos e conta que colocou a imagem no local há alguns meses "por determinação divina".



"[Faz] nove anos que eu fiz o meu assentamento de Belzebu, o Maioral. [A] cada ano, ele me surpreende. É uma força espiritual que veio para somar na minha vida, na minha trajetória. Me transformou para o bem. Está chegando a obrigação dele agora na Sexta-feira Santa. [Em] novembro passado, eu tive que colocar a estátua. Para agradecer, para proteger o nosso portão, da minha casa de religião", explica.


Imagem da estátua com a mãe Michelly da Cigana — Foto: Mãe Michelly da Cigana/Arquivo pessoal


Ela afirma que não ficou incomodada com os comentários (saiba mais abaixo), "muito pelo contrário, eu estou muito feliz com a repercussão. Virou ponto turístico aqui na frente da minha casa. As pessoas têm a liberdade de dizer o que pensam e nós temos a liberdade de exercer a nossa fé".



Reação nas redes


Publicação de Ivan Almeida com mais de 9 milhões de visualizações nas redes sociais — Foto: Reprodução/Twitter


O autor da postagem é o músico e compositor Ivan Almeida. Ele diz que a estátua chamou a atenção de toda a vizinhança.


"Impressiona pelo tamanho e pela postura, uma cabra preta, com corpo humano, aparentando ter uns 2 metros de altura, sentada em um trono, olhando de cima para baixo…", diz Ivan.


Ivan acredita que a maioria dos moradores da região desconhece o significado da imagem, mas todos sabem que ali funciona uma casa de religião.


Belzebu, Baphomet ou Saravá Exu Maioral


Estátua de Baphomet em um dos episódios de "O mundo sombrio de Sabrina" — Foto: Reprodução/Netflix


O pai Ricardo de Oxum, líder religioso de matriz africana, conta que, no Rio Grande do Sul, são muito praticados o quimbanda, que é uma modalidade ritual que designa o culto de exus e pombagiras, como a umbanda e o batuque, que é uma religião de orixás, deuses cultuados pelas muitas crenças africanas.


Dentro do quimbanda, existe a figura do "Maioral", que é conhecida também como Saravá Exu Maioral, Belzebu ou Baphomet. Ele é representado como uma criatura com corpo humano, asas e cabeça de bode. Segundo o Pai Ricardo, o Maioral age conforme a intenção da pessoa que busca ele. Se a intenção for boa, ele age de forma boa. Apesar disso, a imagem é envolta em misticismo, preconceito e ignorância.


De acordo com o professor de Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP), Sidnei de Xangô, Exu, para alguns cristãos, é o demônio, o que não é verdade. Na interpretação de praticantes de religiões de matriz africana, "esse sincretismo um tanto deturpado se dá pelos constantes conflitos criados pela Igreja Cristã".


Dia nacional

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 14.519, de 5 de janeiro de 2023, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março.


A data, 21 de março, foi proposta pelo Senado, e coincide com o marco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, anualmente, instalar uma rede intercontinental de conscientização pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial.


A data foi escolhida pela ONU em 1966, em memória às 69 vítimas do massacre de Sharpeville, bairro negro da África do Sul.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!