terça-feira, novembro 08, 2022

Seap investiga conduta de policiais penais que se trancaram com presas trans em sala de cadeia na Grande Natal

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) está investigando a conduta de quatro policiais penais que retiraram duas internas transexuais de uma cela da Cadeia Pública de Ceará-Mirim e ficaram trancados em uma sala por 40 minutos com elas.


Caso aconteceu na Cadeia Pública de Ceará-Mirim — Foto: Reprodução


Segundo a Seap, o caso aconteceu na quinta-feira passada (3), por volta das 21h, e foi registrado por câmeras de segurança. A situação só se tornou pública nesta terça (8).


A secretaria informou que identificou um dos policiais envolvidos - ele estava de serviço, mas na ocasião não usava uniforme. Desde então, foram registrados vários contatos desse policial penal com as internas trans.



Nos 40 minutos na sala, dois policiais penais de plantão chegaram a tentar entrar no local, mas a porta permaneceu trancada.


Segundo a pasta, novamente nesta terça-feira (8) o mesmo policial penal que já foi identificado, que desta vez não estava de serviço, retirou novamente as duas trans da cela e, sem autorização superior e descumprindo os procedimentos de segurança, colocou-as numa viatura, levando para fora da unidade prisional.


A Seap disse que determinou a instauração de um processo administrativo disciplinar na corregedoria da instituição. O policial identificado já responde a processo por abandono de posto em maio deste ano.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!