terça-feira, setembro 20, 2022

TRE-RN inicia preparação das urnas eletrônicas nas zonas eleitorais do estado

 O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) iniciou, nesta segunda-feira (19), a preparação das urnas eletrônicas nas zonas eleitorais de todo o estado. Os equipamentos da capital e da região metropolitana estão sendo preparados no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) e seguem no local até o dia 28 de setembro, quando deverá terminar a processo de inserção de informações nas máquinas.


Nesta semana foi feita a chamada carga das urnas eletrônicas que serão distribuídas para as zonas de Macaíba e São Gonçalo do Amarante. O procedimento consiste na inserção do sistema operacional do equipamento, além da inclusão de informações dos candidatos e dos dados de eleitores de cada seção eleitoral. Em outros municípios, a carga das urnas ocorrerá nas sedes das zonas eleitorais, em local e horário previamente designados pelo juiz eleitoral competente.


TRE-RN começou nesta semana a inserir informações nas urnas eletrônicas do RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O TRE destaca que todos os dados inseridos nas máquinas já foram homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes de serem liberados para as urnas.


"O processo de preparação das urnas é finalizado com a lacração e armazenamento das urnas eletrônicas aqui, no COJE. Na véspera de eleição elas são transportadas para as respectivas zonas eleitorais de Natal e região metropolitana", informa Klaus Vilas Boas, chefe de Seção de Urna Eletrônica do TRE-RN.


Números


Ao todo, 8.139 urnas eletrônicas estão sendo preparadas no Rio Grande do Norte. Entre elas, existem as urnas para votação (7.674) e as de contingência (465), que servem para substituir qualquer urna de votação que venha a apresentar falhas no dia da eleição.


Quanto às urnas eletrônicas distribuídas para os municípios do interior do Estado, o transporte delas já ocorreu. Para conferir as datas da "Preparação de Urnas" de todas as zonas eleitorais, inclusive dos municípios do interior do Estado, a Justiça Eleitoral disponibilizou este link.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!