segunda-feira, setembro 12, 2022

Desabamento de marquise deixa ao menos quatro mortos e 12 feridos em Aliança

O desabamento de uma marquise deixou ao menos quatro mortos e 12 feridos em Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, na noite do domingo (11), segundo a prefeitura. A rua estava lotada de pessoas que acompanhavam a festa de emancipação do município. Imagens mostram o momento da queda da estrutura.


Marlí e Beatriz Alves acompanhavam evento e com a família e foram atingidas por marquise — Foto: Reprodução/WhatsApp


Era realizado, no centro da cidade, um desfile cívico para comemorar os 94 anos de Aliança quando a marquise de uma bomboniere que estava fechada no momento desabou, segundo relatos na cidade.


De acordo com prefeitura, as mortes foram de duas adolescentes, uma de 15 anos e outra de 16; uma mulher de 46 anos; e de uma idosa de 77 anos.


O coordenador da Defesa Civil de Aliança, Armando Freitas disse que a causa do acidente está sendo apurada e que a primeira providência tomada pelo executivo municipal foi isolar o local.


"Foi uma tragédia. O estabelecimento continua fechado, está interditado. A Lei diz que é responsabilidade do proprietário prezar pelo bom estado do prédio. A cada três anos, ele tem que arcar com uma avaliação e atestar a segurança. Estamos procurando o proprietário para que ele dê esclarecimentos”, disse.


(CORREÇÃO: pela manhã, o coordenador da Defesa Civil de Aliança, Armando Freitas, informou à reportagem que cinco pessoas haviam morrido. À tarde, o prefeito Xisto Freitas, do PSD, corrigiu a informação e disse que quatro pessoas faleceram. O erro foi corrigido às 16h.)


A Polícia Civil informou, por nota, que as investigações foram iniciadas e seguem "até o esclarecimento total do caso".


Vítimas


A dona de casa Marlí Alves, de 46 anos, e a sobrinha dela, uma adolescente chamada Beatriz Alves, 16, estão entre os mortos, segundo parentes das vítimas. Marlí foi socorrida para o Hospital da Restauração (HR), no Recife, mas não resistiu aos ferimentos.


Segundo o empreendedor social Carlos Alberto, 58, as primas estavam com outros parentes no local quando a marquise desabou.


"A família sempre participa dessa comemoração. Aliança tem 40 mil habitantes e todos ficam por aqui. É uma festa aguardada. Todo dia 11 de setembro todo mundo participa, inclusive pessoas de cidades vizinhas", afirmou.


Além delas, Corina Pessoa Fernandes, de 77 anos, também faleceu. A identidade foi confirmada pela filha, Célia Fernandes, que preferiu não dar entrevista. A outra adolescente morta não teve o nome divulgado até a última atualização desta reportagem.


Corina Pessoa Fernandes foi uma das pessoas que morreu no desabamento de marquise em Aliança — Foto: Reprodução/WhatsApp


Dos feridos, apenas um seguia internado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). O Serviço de Apoio Móvel de Urgência (Samu) fez o socorro de seis pessoas para unidades de saúde, entre elas, Marlí, que faleceu no Recife.


Uma jovem de 14 anos também foi levada para o HR, mas teve alta durante a madrugada, segundo a unidade de saúde. Quatro pessoas foram levadas para o Hospital Belarmino Correia, em Goiana: uma mulher de 39 anos, um adolescente de 12 anos e dois homens, um de 30 e outro de 38 anos.


Com exceção do homem de 30 anos, que foi transferido para o HR, todos tiveram alta, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).


O HR informou que o homem de 30 anos era o único seguia internado na unidade nesta segunda-feira (12) e o estado de saúde era considerado grave. Outros três feridos foram atendidos e tiveram alta durante a madrugada, informou o hospital.


Testemunhas


Imagens enviadas para a TV Globo pelo WhatsApp também mostram o socorro aos feridos e os momentos que antecederam o acidente. ""Foi negócio de segundos. Quando a banda saiu, eu pulei a grade e a gente correu. Pelo barulho, a gente achava que era briga. Quando cheguei aqui para olhar, comecei a chorar me tremendo, agradecendo a Jesus mais um livramento", recordou Josielba Maria.


Um morador da cidade, identificado como Wilton, contou que passou embaixo da marquise pouco antes do desabamento. "Quando ouvi o barulho, [perguntei] 'o que foi isso?', o pessoal 'é bala, é bala'. Não era nada de bala, era a marquise que tinha caído por cima do povo", recordou.


Nesta segunda-feira (12), era possível ver os escombros da marquise que desabou em Aliança, na Zona da Mata — Foto: Danielle Fonseca/TV Globo


Em virtude do ocorrido, a prefeitura divulgou nas redes sociais que as festividades que deveriam ocorrer durante a semana foram canceladas e que iria decretar luto oficial na cidade.


"Desejamos força aos familiares das famílias enlutadas e nos uniremos a orações para que o sentimento da perda seja amenizado", escreveu, em comunicado publicado nas redes sociais.


Outros casos


Em março deste ano, um homem de 69 anos morreu e outros quatro ficaram feridos após a queda de uma marquise no bairro de São José, na área central do Recife. O acidente aconteceu na sede do bloco de carnaval Saberé Tradição, na Rua Vidal de Negreiros, onde era realizada uma festa


Em fevereiro, uma marquise desabou e a parede construída em cima dela atingiu um motociclista de 22 anos, que parou no local para se abrigar da chuva no bairro de Santo Amaro, também na região central do Recife.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!