quarta-feira, agosto 10, 2022

Pedido do MPE para que Bolsonaro seja multado por fala diante de embaixadores surpreende Planalto



Integrantes do Palácio do Planalto foram surpreendidos com o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) para que o presidente Jair Bolsonaro seja multado por propaganda eleitoral antecipada em razão dos ataques ao sistema eleitoral feitos durante encontro com embaixadores estrangeiros.


Esse pedido, apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não estava no radar de interlocutores de Bolsonaro, principalmente porque enxergavam uma afinidade permanente na cúpula da Procuradoria-Geral da República com o Planalto.


O Ministério Público quer ainda que redes sociais tirem do ar os vídeos que mostram trechos da fala de Bolsonaro aos embaixadores.


Na ação, o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet Branco, argumentou que Bolsonaro, ao atacar as urnas e se colocar como vítima do sistema, acabou, na prática, pedindo votos.



A argumentação do MPE foi recebida com preocupação inclusive entre integrantes políticos do comitê de campanha, por ter sido avaliada como muito dura.


A percepção no governo é que a pressão de vários setores da sociedade tem sido muito forte por uma reação da PGR aos ataques feitos por Bolsonaro contra o sistema eleitoral. Por isso, o pedido de multa foi interpretado como uma alternativa para o Ministério Público aliviar o peso das cobranças. Essa pressão tem partido, inclusive, do Senado Federal.


Fonte: Blog do Camarotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!