quarta-feira, julho 06, 2022

Suspeito de aplicar golpe do falso boleto em potiguar por aplicativo de mensagem é preso em SP

Um homem foi preso em São Paulo suspeito de ter aplicado o golpe do "falso boleto" em uma potiguar, que teve prejuízo calculado na casa dos R$ 11 mil. A ação fez parte da operação Scammer, deflagrada nesta quarta-feira (6).


Homem foi preso e outro é considerado foragido após ações do Ministério Público do RN — Foto: Divulgação/MPRN


Dois mandados de prisão foram cumpridos, mas um dos alvos não foi localizado, se tornando foragido. Na residência do suspeito que foi preso, na capital paulista, foram apreendidos celulares e computadores.


As investigações apuram, ainda, a participação do suspeito em outros crimes e se houve participação de mais pessoas nos golpes aplicados. Ele está à disposição da Justiça em uma unidade prisional no estado de São Paulo.


Operação teve apoio do MP de São Paulo e da Polícia Civil paulista — Foto: Divulgação/MPRN


O golpe

De acordo com as investigações, o golpe ocorreu em junho de 2021, quando a vítima foi abordada pelo estelionatário através de um aplicativo de mensagens.


O homem se passou por um representante de um escritório de cobranças, informando detalhes sobre financiamento de um veículo que a vítima tinha em aberto. O valor cobrado era R$11.947,07, quantia equivalente a duas parcelas que não tinham sido pagas pela vítima.


Diante da quantidade de detalhes informados, a mulher afirmou não ter desconfiado que se tratava de um golpe e efetuou o pagamento. Três dias depois, ela foi cobrada, através de contato telefônico, do mesmo valor que sido pago dias atrás.


Em contato com o escritório terceirizado, ela apresentou o comprovante da transação que havia sido feita, mas foi informada que o documento não remetia ao código de barras do boleto oficial.

A vítima fez uma denúncia ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), que iniciou a apuração dos fatos. A operação teve apoio do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Civil paulista. A operação foi baseada como Scammers, uma tradução livre para a palavra "golpistas', em inglês.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!