terça-feira, abril 05, 2022

PF faz operação contra esquema de receptação de ouro extraído de garimpos ilegais da região Norte

A Polícia Federal realiza uma operação na manhã desta terça-feira (5) contra a sonegação de impostos e a receptação de ouro extraído ilegalmente em áreas de garimpos clandestinos no Norte do país. O destino do minério seria uma empresa de confecção de joias na Itália.


Vista aérea do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo. Mais de 50 kg de ouro foram apreendidos no interior de aeronave em agosto de 2021. — Foto: Nilton Fukuda/Agência Estado


Os agentes da PF cumprem dez mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo (3), Pará (6) e Mato Grosso (1).


A investigação começou no dia 20 de agosto do ano passado, com a apreensão de 52Kg de ouro em barras, sem notas fiscais, no interior de uma aeronave que pousou no aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte da capital paulista.



A Justiça Federal em São Paulo determinou ainda o bloqueio judicial de ativos financeiros dos investigados, mantidos em contas bancárias ou qualquer espécie de investimento, até o limite de R$ 146.221.388,48. Esse é o valor calculado com base na quantidade de ouro comercializada ilegalmente.


A operação foi nomeada de "ricezione", que significa "receptação", em italiano, fazendo referência a loja de joias que seria o destino do ouro.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!