terça-feira, dezembro 14, 2021

Forte terremoto sacode a Indonésia; há alerta para tsunami

Fazendo upload: 338437 de 338437 bytes.


Um forte terremoto de magnitude 7,3 sacudiu a região de Maumere, na Indonésia, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) nesta terça-feira (14). Um abalo secundário de magnitude 5,6 atingiu Larantuka.


Monitores do instituto alertaram para a possibilidade da ocorrência de um tsunami. Avisos foram emitidos para as áreas de Maluku, Nusa Tenggara Oriental, Nusa Tenggara Ocidental e Sulawesi Sudeste e Sul.


O USGS informou que o tremor principal foi registrado cerca de 100 km ao norte da cidade de Maumere, a uma profundidade de 18,5 km no Mar de Flores, às 3h20 GMT (0h20 em Brasília).


Não há relatos sobre danos ou mortes.


O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico reportou que a ocorrência de "ondas perigosas de tsunami" é possível "em áreas costeiras situadas a 1.000 km do epicentro do tremor".


A Indonésia sofre com tremores e erupções vulcânicas frequentes, devido à sua localização no Anel de Fogo do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica, onde placas tectônicas colidem, e que se estende do Japão ao sudeste asiático, passando pela bacia do Pacífico.


Entre os terremotos mais letais registrados na Indonésia está o devastador tremor de magnitude 9,1, de 2004, que sacudiu a costa de Sumatra e provocou um tsunami que matou 220 mil pessoas em toda a região, incluindo cerca de 170 mil na Indonésia.



Em 2018, outro forte terremoto sacudiu a ilha de Lombok, seguido por vários outros terremotos nas duas semanas seguintes que deixaram mais de 550 pessoas mortas. No mesmo ano, um terremoto de magnitude 7,5 e o subsequente tsunami na Ilha de Sulawesi deixaram mais de 4.300 mortos ou desaparecidos.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!