quarta-feira, novembro 17, 2021

EUA registram 100 mil mortes por overdose em um ano pela primeira vez na história

Os Estados Unidos registraram 100.306 mortes por overdose entre abril de 2020 e abril de 2021, número que representa um aumento de 28,5% em relação ao período anterior — foram 78.056 mortes entre abril de 2019 e abril de 2020. As informações são uma estimativa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde americano.


Foto de agosto de 2017 mostra um arranjo de pílulas do opióide oxicodona-acetaminofeno, em Nova York — Foto: Patrick Sison/ AP


É a primeira vez que os EUA ultrapassam a marca de 100 mil mortes por overdose em um ano. Deb Houry, uma das diretoras do CDC, informou que a maioria das vítimas era consumidora de opioides sintéticos, em especial o fentanil, substância fabricada ilegalmente no país.


Após a divulgação dos dados, o presidente americano, Joe Biden, declarou em um comunicado: "o governo está empenhado em fazer tudo ao nosso alcance para tratar o vício e acabar com a epidemia de overdose".


"Enquanto continuamos avançando para derrotar a pandemia de Covid-19, não podemos ignorar esta epidemia de desaparecimentos, que afetou famílias e comunidades em todo o país", acrescentou.


Fentanil

O fentanil é um opioide que há 5 anos ultrapassou a heroína como a droga mais responsável pelas mortes por overdose nos Estados Unidos. Segundo a Associated Press (AP), os traficantes costumam misturar a substância com outras, como a metanfetamina e a cocaína.


Anne Milgram, diretora da Drug Enforcement Administration (DEA), órgão do Departamento de Justiça americano responsável pela repressão e controle de narcóticos, informou à AP que os carteis localizados no México usam produtos químicos importados da China para produzir e distribuir o fentanil e a metanfetamina nos EUA.


Apenas em 2021, a DEA apreendeu 5,5 mil quilos de fentanil — quantidade que também é um recorde, segundo Milgram. O número de mortes por overdose aumentou em quase todos os estados americanos, segundo a estimativa do CDC, exceto: Delaware, New Hampshire, New Jersey e Dakota do Sul. Os estados com as maiores altas foram Vermont (70%), West Virginia (62%) e Kentucky (55%).


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!