quarta-feira, outubro 27, 2021

Sesap autoriza aplicação da 2ª dose de Pfizer em quem tomou a 1ª de AstraZeneca no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) autorizou que os municípios do Rio Grande do Norte apliquem a vacina da Pfizer como segunda dose para quem tomou a primeira dose de Oxford/AstraZeneca.


Estado autorizou uso da Pfizer em quem tomou a primeira de Oxford/AstraZeneca — Foto: Joana Lima/Prefeitura de Natal


A definição foi dada pela Câmara Técnica de Vacinação nesta quarta-feira (27). A medida foi tomada por outros estados e a intercambialidade da vacina já acontece também em outros países com segurança.


De acordo com a Sesap, a câmara definiu que os municípios que estão desabastecidos de Oxford/AstraZeneca e possuem pessoas em atraso para a aplicação da segunda dose, façam uso da Pfizer para a D2.


Cabe agora aos próprios municípios adotarem a estratégia.


Apesar da autorização da intercambialidade, o intervalo para a aplicação da segunda dose recomendado segue o padrão da Oxford/AstraZeneca: 90 dias.


Segundo a Secretaria de Saúde, mais 20.346 doses de Pfizer serão distribuídas nesta quinta-feira (28) para ajudar os municípios a cumprirem o esquema vacinal dos atrasados. O estado recebeu 11.700 doses do imunizante nesta quarta. Outras 9.125 doses da Oxford/AstraZeneca também serão enviadas.



A pasta reforçou ainda a importância de completar o esquema vacinal para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.


De acordo com dados da plataforma RN+ Vacina nesta quarta, 207.054 pessoas não voltaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid.


Um estudo recente da Sesap apontou ainda que a maioria dos casos com gravidade são de pessoas com o esquema vacinal incompleto.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!