quarta-feira, outubro 27, 2021

Grupo muçulmano do Paquistão entra em confronto com a polícia; há mortos e feridos

Um confronto entre um grupo muçulmano proibido e a polícia no Paquistão nesta quarta-feira (27) terminou com mortos e feridos dos dois lados.


Manifestação do grupo Tehrik-e-Labaik do Paquistão em Lahore, em 26 de outubro de 2021 — Foto: Mohsin Raza/Reuters


Os policiais e os manifestantes começaram a se atacar em uma estada perto da cidade de Lahore.


O grupo muçulmano é o Tehrik-e-Labaik do Paquistão, conhecido pela sigla TLP.


Um porta-voz da polícia afirmou que os manifestantes usaram armas como rifles automáticos, semiautomáticas e pistolas contra os policiais.


Não se sabe com certeza qual é o número de vítimas —um primeiro balanço aponta que foram três policiais mortos e 70 feridos (8 desses últimos estão em estado grave).


O ministro da Informação do Paquistão, Fawad Chaudhry, afirmou que o governo vai usar força para proibir a entrada de islamistas na capital do país, Islamabad.


Ativistas do TLP bloquearam a rodovia mais movimentada do Paquistão desde sexta-feira. Eles exigiam a libertação de seu líder e a expulsão do embaixador da França por causa da publicação, em uma revista satírica, de charges retratando o profeta Maomé.


As negociações com o governo fracassaram, e os manifestantes começaram a marchar em direção a Islamabad.


A prefeitura colocou contêineres para bloquear as rotas de entrada e saída e, assim, tentar evitar a presença dos militantes do TLP.



A polícia disse que tentou bloquear a marcha, e isso desencadeou os confrontos.


Grupo quer que o Paquistão expulse embaixador da França

Esta é a terceira campanha de protesto nacional do grupo desde 2017 contra uma série de caricaturas do Profeta Maomé publicadas na revista satírica francesa Charlie Hebdo. Essas caricaturas são consideradas profundamente ofensivas pelos muçulmanos.


O Charlie Hebdo publicou os desenhos pela primeira vez em 2006 e os republicou no ano passado para marcar a abertura de um julgamento por um ataque mortal à revista por militantes islâmicos em 2015.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!