terça-feira, maio 11, 2021

RN recolheu quase 50 toneladas de lixo em praias de 7 municípios, diz relatório do Idema

Quase 50 toneladas de lixo foram tiradas das praias de sete municípios do Rio Grande do Norte, conforme dados atualizados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Estado (Idema). Até então, o estado havia divulgado o recolhimento de cerca de seis toneladas de lixo.



Tabatinga Nísia Floresta, praia com lixo encontrado — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O número foi atualizado em relatório publicado na noite de segunda-feira (10), com novos dados repassados pelos municípios. Ao todo, foram 49,6 toneladas recolhidas em 22 praias e rios localizados em sete municípios potiguares.


O material começou a chegar às praias potiguares no dia 20 de abril e também atingiu praias da Paraíba. Somente em João Pessoa, foram mais de 40 toneladas.


O relatório também aponta hipóteses para a origem do lixo, como descarte, proposital ou não, feito por empresas e embarcações, além de carreamento do material para o mar pela chuva e alagamentos.


O município potiguar mais atingido foi Baía Formosa, que registrou lixo em nove praias e um rio e recolheu mais de 41 toneladas de material.



Canguaretama lixo praia RN — Foto: Divulgação


Municípios atingidos por lixo no RN

Natal - 1 kg

Ponta Negra

Via Costeira

Parnamirim -

Imediações da Barreira do Inferno

Nísia Floresta - 3,5 toneladas

Camurupim

Barreta

Tabatinga

Búzios

Tibau do Sul - 1,5 tonelada

Praia das Minas

Sibaúma

Cacimbinha

Senador Georgino Avelino - 0,35 tonelada

Praia de Malembar

Canguaretama - 6 toneladas

Barra de Cunhaú - Ponta do Rio

Baía Formosa - 41,25 ton

Praia de Pontal

Praia da Cachoeirinha

Praia de Barreirinhas

Praia da Cutia

Praia do Morro Amarelo

Praia Bacupari

Praia de João dos Santos

Praia do Urubu

Praia do Sagi

Rio Guaju



Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte — Foto: Fernanda Zauli/G1


A última ocorrência registrada foi em Natal, no dia 29 de abril, quando servidores municipais encontraram lixo na Via Costeira. Desde então, segundo o Idema, não foram registrados novos aportes de resíduos sólidos chegando às praias potiguares.



O relatório também ressaltou que três animais foram encontrados mortos na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta - três tartarugas e um golfinho - porém a necropsia realizada pelos pesquisadores do Projeto Cetáceos Costa Branca da UERN não identificou relação das mortes com os resíduos que afetaram a costa.


Tartaruga é encontrada morta na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, RN — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


Hipóteses para origem do lixo

Ainda de acordo com o órgão, a origem do material segue sob investigação da Polícia Federal. O Ibama também abriu investigação sobre o caso.


Entre os materiais coletados, havia adesivo da campanha política de Recife, além de mochila com identificação da rede estadual de Pernambuco e título de eleitor leitor do município da capital pernambucana.


Além desses materiais, foram recolhidos tubo para coleta de sangue, seringas, etiquetas de remédios; sapatos e sandálias, plásticos; copos descartáveis; garrafas pet; garrafas de água; garrafas de iogurte e embalagens de margarinas, entre outros materiais.


Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, tem 'santinho' de candidata a prefeita de Recife — Foto: Fernanda Zauli/G1


Entre as hipóteses levantadas pelos órgãos ambientais, é considerada descartada a possibilidade do lixo ser de origem internacional, "dada a presença de muitos produtos vendidos no país", segundo o Idema.


Os investigadores consideram, por exemplo, a possibilidade do lixo ter vindo de alguma empresa que trabalha com coleta de resíduos, "propositadamente ou não".


Outra hipótese de origem para o material foram chuvas e alagamentos em Pernambuco e outros estados, com possível carreamento de material para rios e mar.


Além disso, é levada em consideração a possibilidade de que uma embarcação tenha realizado "despejo acidental ou não" do material.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!