segunda-feira, maio 31, 2021

Copa América no Brasil: Estados se posicionam sobre receber jogos da competição



Com o anúncio de que o Brasil vai sediar a Copa América de futebol de 11 de junho a 10 de julho, após desistências de Argentina e Colômbia, governadores de estados que podem receber partidas da competição continental se manifestaram sobre a realização de jogos nos estádios.


O governo de Mato Grosso se colocou à disposição da A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para a realização de partidas. Pernambuco, por outro lado, disse que "o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América".


Confira o que cada governo estadual disse sobre a realização da competição até o momento.


Amazonas

O governo do estado ainda não confirmou que vai sediar jogos da Copa América, mas está discutindo os protocolos contra a Covid nos jogos. Ainda não houve notificação sobre o uso da Arena da Amazônia.


Bahia

A Bahia disse que, caso a Copa América exija público nos estádios, o estado não receberá a competição. "Sobre a transferência da Copa América 2021 para o Brasil, adianto que não há possibilidade de flexibilizar regras para que a Bahia seja sede. Seguiremos o mesmo padrão em relação ao futebol. Não será permitido público. Se a exigência é ter público, aqui na Bahia não terá", disse Rui Costa (PT-BA), governador do estado..


Distrito Federal

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha pode ser um dos que receberá jogos. O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que "ainda está cedo" para falar sobre os jogos. A Secretaria de Esportes do DF também não se manifestou até a publicação desta reportagem. A Arena BSB, responsável pela gestão do Mané Garrincha, disse que já foi sondada para sediar as partidas. Em nota, a empresa disse que "tem datas disponíveis e toda a estrutura e condições para a realização de jogos da Copa América 2020/2021, no Distrito Federal".


Mato Grosso

Rapidamente após o anúncio de que o Brasil receberá a Copa América, o governo de Mato Grosso rapidamente se colocou à disposição da CBF. O governador Mauro Mendes (Democratas) ligou para o Walter Feldman [secretário-geral da CBF] e colocou a Arena Pantanal e o estado de Mato Grosso para ser uma das sedes.


Minas Gerais

O estádio Mineirão, em Belo Horizonte, não vai sediar jogos da Copa América. Segundo a prefeitura, ela não está entre as sedes escolhidas para receber as partidas. O governo de Minas Gerais informou que não considera prudente a realização deste tipo de evento.


Pernambuco

O governo do estado afirmou que não sediará os jogos. Em nota enviada à imprensa, a gestão disse que "o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco".


Rio Grande do Norte

O governo do Rio Grande do Norte informou que, por causa da pandemia da Covid-19, o estado não tem "segurança epidemiológica" para sediar jogos da Copa América. Após reunião realizada pela Conmebol nesta segunda-feira, a Arena das Dunas, em Natal, chegou a ser cogitada como uma das sedes para os jogos.


Rio Grande do Sul

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse que a realização da Copa América no estado seria "inoportuno e inconsequente". Disse também que, embora esteja aberto ao diálogo, entende que a prioridade está no combate ao coronavírus. Mais de 28 mil pessoas já morreram pela doença no estado.


São Paulo

O governador do estado, Joao Doria (PSDB), afirmou que partidas precisam seguir o Plano São Paulo, que estabelece jogos sem torcida e testes periódicos em jogadores e comissões técnicas. Apesar de anunciar em nota que o governo estadual não se opõe à realização da Copa América, Doria disse em coletiva que 'a melhor Copa é a Copa da Vida'.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!