domingo, abril 25, 2021

Quase 2 toneladas de lixo são recolhidas em praias de Nísia Floresta

Quase 2 toneladas de lixo foram recolhidas na tarde desta sexta-feira (23) nas praias de Tabatinga e Búzios, no município de Nísia Floresta, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. Segundo a secretaria municipal de Meio Ambiente, entre os materiais encontrados, havia plásticos, restos de embalagens, sapatos, garrafas e até um tubo de coleta de sangue.


Caminhão da prefeitura recolhe lixo na praia de Búzios, em Nísia Floresta, no litoral Sul do Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Desde quarta-feira (21), além de Nísia Floresta, praias de outros três municípios do litoral do RN têm registrado o aparecimento de lixo na faixa de areia e no mar: Baía Formosa, Canguaretama e Tibau do Sul.


Em Nísia Floresta, o que chamou a atenção foi o tamanho do trecho atingido pelo lixo, que ocupou uma parte considerável, segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Nísia Floresta, dos 14 quilômetros da faixa litorânea do município. A poluição também se espalhou pelas piscinas naturais das praias.


"Eu estou lembrando da crise do derramamento do petróleo, que, assim como esse material, ninguém sabe de onde veio ou como chegou por aqui", disse o secretário adjunto de Meio Ambiente, Bismarck Pereira Sátiro.


Entre o material encontrado, estava uma pulseira com a identificação da Secretaria de Recursos Hídricos de Maragogi, município no litoral de Alagoas. Ela foi recolhida e encaminhada para análise da Capitania dos Portos.


A prefeitura de Maragogi informou que tomou conhecimento sobre o aparecimento de resíduos em outros estados, mas não foi notificada até o momento por nenhum órgão de outros estados. O município explicou que a pulseira é um acessório utilizado pelos turistas que visitam as piscinas naturais e que o modelo encontrado é antigo, possivelmente de 2020, devendo estar no mar desde então.


A prefeitura disse ainda que faz o controle da venda e a fiscalização do uso da pulseira nas piscinas, mas não é possível controlar onde ela é descartada. Apesar disso, reforçou que vai melhorar as campanhas de educação ambiental locais e a conduta consciente para que o turista não jogue a pulseira no mar depois de visitar as piscinas.


Fita de braço de secretaria de recursos hídricos de Maragogi, AL, foi encontrada entre o lixo na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Para a retirada do lixo em Nísia Floresta, a prefeitura usou tratores e uma caçamba. No fim da tarde, a praia de Búzios, uma das atingidas, estava limpa, com todo o material recolhido. A força-tarefa contou com 11 profissionais.


Mas ainda há a preocupação de que apareça mais sujeira em função do movimento das marés. "Vamos esperar a maré e trazer os equipamentos para a praia amanhã (sábado), porque se estiver do mesmo jeito de hoje, nós vamos ter que tirar também", explicou Bismarck.


Praia de Búzios, em Nísia Floresta, limpa após mutirão da equipe da prefeitura de Nísia Floresta — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Trator foi utilizado para recolher lixo na praia de Búzios, em Nísia Floresta, no litoral Sul do Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O que dizem as autoridades?

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) abriu uma investigação para apurar o lixo encontrado nas praias do RN. A informação foi confirmada pelo superintendente estadual, Rondinelle Oliveira. Foi recomendado também às prefeituras o recolhimento imediato do lixo. O órgão informou ainda que a investigação principal neste momento cabe aos órgãos estaduais.



Em nota, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) disse que entrou em contato com os municípios afetados pelo lixo e com os governos da Paraíba e Pernambuco "para verificar a ocorrência de algum incidente ambiental que possa ter ocasionado o aparecimento de resíduos sólidos" no RN.


O Idema disse ainda que "recomenda que os municípios afetados recolham o material o mais rápido possível, evitando que retornem aos oceanos e provoquem outros prejuízos enquanto o ocorrido não é esclarecido".


Em nota, o Ministério do Meio Ambiente disse que "embora a responsabilidade pela gestão de resíduos seja dos municípios, o Ministério do Meio Ambiente apoia o combate ao lixo no mar a partir de duas frentes de ação: a prevenção, por meio do Programa Lixão Zero, de forma a evitar que o lixo chegue nos rios, na praia e no mar, com medidas como a coleta seletiva, logística reversa e a reciclagem, e a recuperação ambiental, por meio de ações de limpeza de rios e praias".


"De forma a evitar aglomerações, o Ministério do Meio Ambiente aguarda a normalização das condições sanitárias para realização de mutirões, mas prossegue com ações de fiscalização, como a megaoperação realizada recentemente pelo Ibama no Porto de Santos, que resultou em mais de 70 embarcações vistoriadas".


Lixo na Paraíba

Na Paraíba, estado vizinho ao Rio Grande do Norte, foram recolhidas 12 toneladas de resíduos como materiais plásticos, gráfico de campanha eleitoral e embalagens nas praias do Bessa e Manaíra, em João Pessoa, desde a última terça-feira (20).


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente não confirmou a origem do lixo que tem aparecido na faixa de areia das praias.


Não se sabe se há relação com o lixo encontrado nas praias do Rio Grande do Norte.


Arte lixo praias nordeste — Foto: Arte G1


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!