segunda-feira, março 01, 2021

STF decide que União deve detalhar fila de grupos prioritários da vacinação contra Covid-19

Fazendo upload: 247534 de 247534 bytes.


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade que o governo deve informar de maneira detalhada a ordem de preferência, entre os grupos já considerados prioritários, para a vacinação contra a Covid-19.


O julgamento foi realizado em plenário virtual e terminou na última sexta (26). Os ministros referendaram a decisão individual do relator Ricardo Lewandowski, que no começo de fevereiro determinou o detalhamento da fila de prioridades na vacinação contra o coronavírus. Segundo os ministros, essa ordem deve seguir critérios técnico-científicos.


O governo federal já tinha enviado um detalhamento dos segmentos prioritários ao STF. No último dia 19, no entanto, Lewandowski considerou que as informações eram insuficientes e não esclareciam "pormenorizadamente, quais os subgrupos que terão preferência na vacinação, dentro dos grupos considerados prioritários, com a indicação dos critérios técnico-científicos para uma tal opção". O ministro determinou que o governo apresente mais dados em cinco dias.


A terceira e mais recente edição do Plano Nacional de Vacinação afirma que 77,2 milhões de pessoas pertencem aos grupos prioritários, incluindo idosos e médicos que atuam na linha de frente do combate à pandemia.


O voto de Lewandowski

No voto, Lewandowski afirmou que o detalhamento das informações atende a princípios constitucionais da Administração Pública como a publicidade, necessária "em período de temor e escassez de vacinas".



"O direito à informação e o princípio da publicidade da Administração Pública constituem verdadeiros pilares sobre os quais se assenta a participação democrática dos cidadãos no controle daqueles que gerenciam o patrimônio comum do povo, seja ele material ou imaterial, com destaque para a saúde coletiva", afirmou Lewandowski.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!