terça-feira, março 23, 2021

Em um dia, RN registra quatro mortes de policiais e bombeiros militares por Covid-19; já são 34 desde o início da pandemia

Somente em um dia, ao longo desta segunda-feira (22), quatro militares morreram em decorrência da Covid-19 no Rio Grande do Norte: dois bombeiros e dois policiais militares. Em um ano, 34 militares e servidores da Segurança Pública estadual foram vitimados pela doença. Mais da metade, 19, somente nos três primeiros meses deste ano.


Policiais Militares no Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Um dos PMs, que faleceu foi Jurandir Pedro da Silva, de 49 anos. Segundo a PM, ele ingressou na corporação em 1992 e atualmente estava lotado no 3º Batalhão, em Parnamirim, na Grande Natal.


O bombeiro Fábio de Souza Silva, de 50 anos, foi outro militar que perdeu a vida. A esposa dele, Cristiane Regina Silva, de 43 anos, havia falecido dias antes com a doença.


Os casos entre militares e demais servidores da segurança motivaram protestos e inclusive pedidos feitos pelas autoridades na área para que o grupo entre na prioridade de vacinação contra o coronavírus.


No dia 17 de março, o comandante geral da PM, coronel Alarico Azevedo, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Luiz Monteiro Júnior, oficializaram pedido à Secretaria de Segurança para que agentes de segurança pública também tenham prioridade em vacinação contra a Covid-19. No dia seguinte, policiais civis fizeram uma paralisação cobrando vacinação contra o coronavírus.



Óbitos por Covid-19 no Rio Grande do Norte

Polícia Militar: 28 óbitos

Em 2020: 13 (7 da reserva)

Em 2021: 15 (9 da reserva)

Corpo de Bombeiros: 3 óbitos

Em 2020: 1 (da reserva)

Em 2021: 2 (1 da reserva)

Polícia Civil: 2

Em 2020: 0

Em 2021: 2 (ambos aposentados)

Itep: 1

Em 2020: 1

Segundo a Secretaria de Segurança, ainda no dia 5 de março, o secretário coronel Francisco Araújo assinou uma carta conjunta dos secretários estaduais de segurança solicitando vacinação ao Ministério da Justiça.


No dia 22, o colégio de secretários voltou a enviar ofício para o ministro André Mendonça: "No Rio Grande do Norte 27 agentes de segurança já foram vitimados pela Covid", relata um trecho do documento.


A carta resultou em um ofício encaminhado pelo Ministério da Justiça ao Ministério da Saúde, nesta segunda (22), que ainda informou que as autoridades estaduais se comprometem a realizar a vacinação priorizando profissionais que estão nas ruas, no atendimento ao público e os de maior idade. Apesar disso, ainda não há definição sobre o assunto.


Até esta segunda-feira (22), o Rio Grande do Norte registrou 185.208 casos de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A doença vitimou 4.168 pessoas no estado e outros 888 óbitos estão sob investigação.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!