terça-feira, janeiro 12, 2021

Justiça suspende contrato para realização do GP Brasil de Fórmula 1 em Interlagos

A Justiça de São Paulo suspendeu temporariamente, em caráter liminar, um contrato celebrado entre a Prefeitura de São Paulo e a empresa MC Brazil Motorsport Holding Ltda, no valor de R$ 100 milhões, para a realização do Grande Prêmio de Fórmula 1 na capital paulista. Cabe recurso da decisão.


Vista aérea do autódromo de Interlagos, na Zona Sul de SP, onde é realizado o GP Brasil de Fórmula 1 — Foto: Luis Moura/Estadão Conteúdo


O valor foi pago para que a cidade sedie por 5 anos o GP no Brasil no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul da capital.


O G1 pediu a posição da Prefeitura sobre a decisão, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.


Na decisão, o juiz Emílio Migliano Neto, da 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital, entendeu que não há transparência, até o momento, na divulgação dos gastos públicos com o evento e concedeu prazo de 5 dias para a gestão de Bruno Covas (PSDB) informar à Justiça como houve o processo de escolha da empresa.


A Justiça também determinou que a prefeitura apresente cópia integral dos processos relacionados ao contrato e informe todos os pagamentos efetuados às empresas contratadas.


A decisão atende a um pedido de uma ação popular, feita por um cidadão, que alegou que, no portal de processos administrativos da prefeitura, está sendo vedado o acesso aos autos de todos os processos administrativos relacionados ao contrato,.


O juiz apontou ainda que os documentos vinculados ao processo da F1 estão sendo classificados como restritos, “confirmando a sua indisponibilidade para consulta pública”.


A renovação do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos foi confirmada em dezembro pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) até o ano de 2025.


Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de SP, é cenário do GP Brasil de Fórmula 1 — Foto: Luis Moura/Estadão Conteúdo


Disputa com Rio de Janeiro

No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que havia “99% de chance” de o Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil ser sediado no Rio de Janeiro a partir de 2021. Bolsonaro disse que o evento passaria a ocorrer em um autódromo a ser construído em Deodoro, na Zona Norte da capital fluminense.


Um termo de cooperação chegou a ser assinado por Bolsonaro, Wilson Witzel e o então prefeito do Rio, Marcelo Crivella. No entanto, o projeto é alvo de crítica de ambientalistas e as obras ainda não tiveram início.


Em julho de 2020, a Fórmula 1 anunciou o cancelamento do Grande Prêmio do Brasil do ano passado devido à pandemia do coronavírus. O evento seria realizado no dia 15 de novembro no Autódromo de Interlagos. Também foram cancelados os GPs deste ano que ocorreriam nos Estados Unidos, no México e no Canadá.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!