segunda-feira, janeiro 25, 2021

261 pacientes com Covid-19 são levados do Amazonas para tratamento em outros estados

Mais 14 pacientes com Covid-19 foram transferidos de quatro unidades de saúde de Manaus para Teresina, no Piauí, na noite de domingo (24). Com a transferência, chegou a 261 o número de pacientes com Covid-19 levados de Manaus para concluir o tratamento em outros estados desde o dia 15 de janeiro. A meta inicial da Secretaria da Saúde era transferir 235 pacientes.


Pacientes são transferidos de Manaus a Teresina — Foto: Divulgação


Os pacientes removidos hoje estavam internados nas unidades de saúde Hospital João Lúcio, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo e SPA Joventina Dias. O voo saiu do Aeroporto Ponta Pelada, na Base Aérea, bairro Crespo, zona sul de Manaus, por volta das 22h.


Até o momento, pacientes já foram transferidos para o Piauí (23), Maranhão (39), Distrito Federal (15), Paraíba (15), Rio Grande do Norte (28), Goiás (32), Alagoas (14), Espírito Santo (36), Pará (23), Acre (3), Pernambuco (15) e Minas Gerais (18).


A ação de transferência ocorre por meio do convênio que o governo do estado possui com os hospitais universitários de outros estados e com o apoio do Ministério da Saúde e da Força Aérea Brasileira (FAB).



De acordo com o governo, os pacientes que seguem viagem para outros estados possuem o quadro de saúde considerado estável, com condições clínicas de suportar a viagem. Eles também assinam o termo de consentimento para transferência, e com isso os parentes serão informados diariamente sobre o estado de saúde com boletins médicos.


Falta de oxigênio é apenas um dos problemas que enfrenta o Amazonas, que passa por um aumento expressivo de casos de Covid-19, superlotação de hospitais e cemitérios. A situação é tão caótica que o governo está transferindo pacientes para atendimento em outros estados. Mais de 7,1 mil pessoas morreram com a doença no estado.


Há problemas em relação à vacinação, que chegou a ser interrompida após denúncias de fura fila e irregularidades com a imunização de profissionais de saúde fora do grupo prioritário. No sábado, a Justiça Federal determinou que a a prefeitura tem que informar a relação das pessoas vacinadas contra a Covid na cidade. A primeira lista foi divulgada no domingo (24).


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!