segunda-feira, novembro 30, 2020

Japão registra aumento de suicídios; só em outubro, mais pessoas se mataram do que morreram de Covid em todo o ano no país

Há mais japoneses morrendo por causa de suicídio este ano do que de Covid-19, aponta reportagem da rede americana CBS. O Japão vem administrando sua epidemia de coronavírus melhor do que muitos outros países, com pouco mais de 2 mil mortes até o momento, mas estatísticas preliminares da Agência Nacional de Polícia japonesa mostram que os suicídios chegaram a 2.153 apenas em outubro, marcando o quarto mês consecutivo de aumento.


Japão está em estado de alerta máximo após recorde de infecções diárias pela Covid-19 — Foto: AP Foto/Koji Sasahara


Mais de 17 mil pessoas tiraram sua própria vida este ano no Japão. Os casos aumentaram em 600 no mês de outubro em comparação a 2019, com os suicídios femininos, que em geral são cerca de um terço do total, subindo mais de 80%.


Principais responsáveis ​​pelo cuidado das crianças, as mulheres foram as principais vítimas da perda de empregos e de segurança provocada pela pandemia. Elas também correm maior risco de violência doméstica, que os centros de ajuda dizem ter piorado este ano no Japão, assim como em todo o mundo.


Os suicídios de crianças, embora sejam uma parcela muito menor do total, também aumentaram.


"Precisamos confrontar seriamente a realidade", disse o porta-voz do chefe do governo, Katsunobu Kato, esta semana, ao anunciar novos esforços para aconselhar vítimas em potencial por meio de linha direta telefônica.


A psiquiatra Chiyoko Ueda, de Yokohama, em uma entrevista a um site de notícias local, disse que o sofrimento mental causado pela pandemia era evidente em sua clínica. Entre as coisas que ela disse que os pacientes lhe relataram estão a preocupação com dinheiro, os transtornos de ficar em casa o tempo todo e problemas de relação com filhos.


O Japão vem lutando contra altas taxas de suicídio há muito tempo, por várias razões complexas, mas os números gerais estavam em uma tendência de queda este ano, até que reverteram o curso em julho.


Até este ano, o Japão vinha fazendo progressos constantes para reduzir os suicídios, que ultrapassaram 34.000 em 2003. Aconselhamento e esforços para combater o chamado karoshi, ou "trabalhar até a morte", ajudaram a reduzir os suicídios para cerca de 20 mil no ano passado - o menor número desde o início dos registros, em 1978.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!