terça-feira, julho 28, 2020

Niterói fará testes de vacina chinesa contra o coronavírus mês que vem; é o primeiro município do RJ a participar de ensaios

A Prefeitura de Niterói começa, já no mês que vem, a realizar testes de uma vacina contra o coronavírus. Uma parceria foi assinada nesta segunda-feira (27) com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Butantan, de São Paulo, e o laboratório chinês Sinovac Biotech.

O estudo — o primeiro no RJ — será realizado prioritariamente em profissionais da saúde do Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho) e da Policlínica Sérgio Arouca.

A Secretaria Municipal de Saúde será responsável pelo recrutamento de 500 a 900 participantes. Um site será criado para cadastramento.

Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (C) firma parceria para testes de vacina — Foto: Prefeitura de Niterói/Divulgação
Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (C) firma parceria para testes de vacina — Foto: Prefeitura de Niterói/Divulgação

Um ano de testes
Os voluntários passarão por entrevistas e avaliações médicas e, caso concordem com os termos do estudo, receberão duas doses da vacina, com 14 dias de intervalo, e serão monitorados pelos pesquisadores por um ano para análise dos resultados.

Os testes farão parte da Fase 3 da pesquisa da Sinovac. As etapas 1 e 2 foram feitas na China com mil voluntários.

A vacina é produzida com fragmentos “desativados” do novo coronavírus para inoculação em humanos. Com a aplicação da dose, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da Covid-19.

Vacinas — Foto: GloboNews
Vacinas — Foto: GloboNews

De acordo com o pesquisador André Siqueira, outras cidades do Brasil também estão envolvidas no estudo. “A prioridade é aplicar em profissionais de saúde, que estão sendo mais expostos”, explicou.

“No fim deste período, teremos a avaliação se a vacina de fato funciona, como a gente prevê que ela possa funcionar, pelos resultados apresentados nas fases anteriores”, emendou.

Siqueira enfatizou também que existe uma regulamentação para assegurar todos os direitos e a segurança dos participantes.

O acordo prevê fornecimento de doses até junho de 2021, caso a imunização se prove eficaz e segura.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), há cerca de 136 vacinas contra o novo coronavírus em estudo em todo o mundo, mas somente 10 estão na fase de ensaio clínico, que permite testagem em humanos.

A vacina da Sinovac é baseada na manipulação em laboratório de células humanas infectadas com o novo coronavírus. É o mesmo princípio usado em outras vacinas globalmente bem-sucedidas, como as do sarampo e poliomielite.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!