quinta-feira, julho 09, 2020

Defensoria e MP recomendam que gestores de lares para idosos garantam comunicação virtual entre residentes e familiares

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) e o Ministério Público(MPRN) emitiram uma recomendação conjunta aos gestores, diretores e funcionários das instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do estado sobre os cuidados necessários de contenção da pandemia do novo coronavírus.

Lar de idosos em Jucurutu — Foto: Reprodução
Lar de idosos em Jucurutu — Foto: Reprodução

Os órgãos orientam que os familiares ou representantes legais dos idosos devem ser informados constantemente por meio eletrônico ou telefônico sobre as condições de saúde das pessoas abrigadas. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (9) e também estabelece prazo de 48 horas para requisitar informações sobre as medidas já adotadas.

Além disso, MP e Defensoria pedem para que seja garantido, de forma ininterrupta, a continuidade dos contatos das pessoas idosas com seus familiares, representantes legais e amigos, por meio de ligações telefônicas ou videochamadas, conforme estabelece o direito à privacidade.

A recomendação também trata de uma série de medidas referentes ao monitoramento de sintomas da Covid-19, como manter os residentes informados sobre os cuidados necessários para conter a pandemia. O texto recomenda ainda que os idosos tenham "livre anuência sobre os tratamentos que lhes são indicados".

Os órgãos recomendam a criação de espaços específicos para isolamento domiciliar, em quartos privativos e com condições sanitárias adequadas, para idosos com suspeita ou confirmados do coronavírus. Os funcionários devem seguir protocolos de proteção e controle da contaminação durante o exercício profissional, além de adotar "todas as cautelas necessárias quanto do recebimento de materiais/produtos ou gêneros alimentícios".

Em junho, a Covid-19 chegou a uma instituição de longa permanência para idosos na cidade de Jucurutu, região Oeste do Rio Grande do Norte, que registrou 19 diagnósticos positivos para o novo coronavírus. Ao todo, 14 idosos e cinco funcionários se contaminaram.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!