quarta-feira, junho 10, 2020

Indonésia tem recorde de casos de Covid-19 em pleno desconfinamento

A Indonésia anunciou nesta quarta-feira (10) um novo recorde diários de casos de contágio do novo coronavírus, o que provocou apelos de profissionais da saúde para que o país, o quarto mais populoso do mundo, desacelere a flexibilização do confinamento.

Mulher com protetor facial come um coco fresco em um restaurante de frutos do mar nos arredores de Jacarta, na Indonésia, nesta quarta-feira (10)  — Foto: Tatan Syuflana/AP
Mulher com protetor facial come um coco fresco em um restaurante de frutos do mar nos arredores de Jacarta, na Indonésia, nesta quarta-feira (10) — Foto: Tatan Syuflana/AP

Na semana passada, a capital Jacarta autorizou a reabertura das mesquitas após três meses de confinamento. Esta semana os prédios comerciais e restaurantes retomaram as atividades de forma parcial.

Porém, em meio ao retorno progressivo da normalidade, o arquipélago de 260 milhões de habitantes registrou um aumento de casos da doença, com um novo recorde de 1.241 contágios nesta quarta.

"O aumento é motivado por uma política de controle agressiva, com um maior número de testes realizados", afirmou Ashmad Yurianto, que coordena a luta contra o novo coronavírus no país.
A Indonésia tem um balanço de mais de 34 mil casos de coronavírus e 1.959 mortes.

Especialistas alertaram para uma possível disparada do número de casos após o fim do Ramadã, quando aconteceu um grande deslocamento da população.

Os cientistas pediram às autoridades uma prorrogação do confinamento.

"As regiões que pretendem suspender as restrições ou já adotaram a medida deveriam reconsiderar a decisão", declarou à AFP Panji Fortuna Hadisoemarto, epidemiologista da Universidade Padjadjaran.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!