quarta-feira, junho 10, 2020

Estudo britânico sugere que uso generalizado de máscara facial pode ajudar a trazer Covid-19 a níveis controlados

Um estudo britânico divulgado nesta quarta-feira (10) afirma que o amplo uso de máscaras faciais pela população pode levar a transmissão do Covid-19 a níveis controlados em epidemias nacionais e impedir novas ondas da doença quando combinado ao lockdown.

Mulheres são fotografadas usando máscara protetora e protetor facial na Indonésia — Foto: Ajeng Dinar Ulfiana/Reuters
Mulheres são fotografadas usando máscara protetora e protetor facial na Indonésia — Foto: Ajeng Dinar Ulfiana/Reuters

"O uso da máscara pelo público pode reduzir significativamente a taxa de disseminação do COVID-19, impedir novas ondas e permitir regimes de bloqueio menos rigorosos. O efeito é maior quando 100% do público usa máscaras. Conclui-se que a adoção dessa tecnologia simples deve ser reavaliada em países onde o uso da máscara não está sendo incentivado. Dentro dos regimes de parâmetros testados, os modelos também mostram que, se a Covid-19 deve ser controlado ou erradicado, é necessário que ocorra um bloqueio precoce combinado com a adoção da máscara. Evidentemente, isso não exclui a implementação de outras intervenções de gerenciamento, como testes generalizados e rastreamento de contatos", diz o texto.
Aprenda a usar a máscara da forma correta
O estudo foi publicado na revista científica "Proceedings of the Royal Society A". No início da pandemia, não havia evidências científicas sobre a eficácia das máscaras. A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) fez a recomendação do uso, na última semana, mesmo para quem não tem sintomas.


A pesquisa, liderada por cientistas das universidades britânicas de Cambridge e Greenwich, sugere que o uso de máscaras em público pode reduzir muito as taxas de transmissão quando aliado ao distanciamento social. "Seria uma maneira aceitável de gerenciar a pandemia e reabrir a atividade econômica antes de se encontrar uma vacina eficaz", apontou o pesquisador.

O estudo
Com modelos matemáticos, os pesquisadores simularam em escala de população a dinâmica da propagação do vírus entre as pessoas para avaliar o efeito de diferentes cenários de adoção da máscara combinados com períodos de bloqueio.

A taxa de reprodução mede o número médio de pessoas para as quais uma pessoa infectada transmitirá a doença. Um valor acima de 1 pode levar a um crescimento exponencial da Covid-19.

O estudo aponta que o uso da máscara por todas as pessoas em público tem resultados duas vezes melhor na redução desta taxa do que com uso apenas depois do surgimento dos sintomas.

Em todos os cenários, o uso das máscaras em 50% ou mais da população reduziu a taxa para menos que 1, achatando futuras ondas da doenças e permitindo relaxamento de lockdown ."Nossa abordagem é aceitar que, com uma nova doença, é impossível obter evidências experimentais precisas para possíveis intervenções de controle, mas podemos usar ferramentas de modelagem matemática para fornecer uma estrutura para auxiliar na tomada de decisão racional", esclarece o estudo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!