quarta-feira, abril 08, 2020

RN tem 36 pacientes de coronavírus internados; 21 estão em UTIs

O Rio Grande do Norte conta com 36 pacientes confirmados para coronavírus internados em hospitais da rede pública e privada do estado, segundo confirmou a Secretaria de Saúde (Sesap) no início da tarde desta quarta-feira (8). O número representa 13% do total de 261 pacientes diagnosticados com a doença no estado. 21 estão em unidades de tratamento intensivo (UTI) da rede privada.

Desse total de pacientes internados, 21 estão em UTIs da rede privada, 7 em unidades semi-intensivas da rede pública e 2 da privada, além de 6 em leitos clínicos privados. Entre os pacientes com suspeita de Covid-19, são 62 pessoas internadas, sendo 12 em UTIs.

Durante entrevista coletiva realizada nesta quarta, o secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli afirmou que o estado tem capacidade técnica para atender à demanda atual e que trabalha com a ampliação de leitos, tanto da rede estadual, como das municipais e particulares, para atender a demanda o máximo de tempo possível.

A preocupação do governo é que, com a manutenção da curva de crescimento de casos infectados, o estado fique sem capacidade de atender à demanda. Nesta terça-feira (7), o secretário Cipriano Maia afirmou que as estimativas são de colapso do sistema no início de maio.

"Estamos trabalhando inicialmente em cima das cidades onde a incidência está maior e existe necessidade agora, essencialmente Mossoró e Natal. Trabalhamos com um plano específico de expansão, dependendo da curva, em que podemos ir ajustando conforme a necessidade de cada região. Nenhuma região está fora do plano, mas não podemos fazer tudo ao mesmo tempo", afirmou Petrônio nesta quarta.

Leitos de UTI instalados em Mossoró, no Oeste potiguar — Foto: Sesap/Divulgação
Leitos de UTI instalados em Mossoró, no Oeste potiguar — Foto: Sesap/Divulgaçã

Até esta quarta-feira (8), a capital potiguar tem 112 dos 261 pacientes confirmados no estado. Mossoró tem 63 pacientes e lidera o número de óbitos, com cinco dos 11 registrados no estado. Natal tem 3 - o último registrado foi de um recém-nascido.

Em nota, o governo anunciou a abertura de 170 leitos em Natal e Mossoró. Na capital, no Hospital Coronel Pedro Germano, da Polícia Militar, serão ofertados 10 de UTI, 15 semi-intensivos e mais 25 leitos de retaguarda, totalizando 50. A previsão é que esses leitos entrem em funcionamento nos próximos 15 dias.

Já em Mossoró, o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) colocou em funcionamento, na terça-feira (7), 10 novos leitos de UTI’s dos 20 que serão abertos "nos próximos dias".

Além desses novos leitos de UTI’s, o Governo do RN prorrogou, até às 17h do dia 10 de abril, o Chamamento Público Emergencial para implementação e gestão do hospital de campanha, a ser construído no Arena das Dunas. São previstos 100 leitos hospitalares, sendo 53 leitos de UTI’s, 45 leitos de retaguarda e 2 leitos de isolamento, além do material de consumo, sistema de informação, gestão de pessoas, bem como todos os aspectos da operacionalização do hospita

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!