sexta-feira, março 27, 2020

Arquidiocese suspende procissões e ritos da Semana Santa serão com portas fechadas

Com a pandemia do coronavírus, os ritos da Semana Santa serão celebradas apenas na Catedral Metropolitana de Natal e nas igrejas matrizes de cada paróquia sem a participação de fiéis e com as portas fechadas. A decisão da Arquidiocese de Natal foi publicada nesta quinta-feira (26), junto com uma série de orientações do arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

A suspensão da participação de fiéis nas missas começou no dia 19 de março por decreto da Arquidiocese. Com isso, as celebrações vêm sendo transmitidas por meios de comunicação, como rádio e televisão, além das páginas no Facebook das paróquias.

Arquidiocese suspende procissões e ritos da Semana Santa serão com ...
Créditos: Vinícius Menna/Celular
Celebrações devem ser transmitidas por meios de comunicação

Os ritos da Semana Santa também devem ser transmitidos ao vivo, com o aviso do horário de cada um.

Com a suspensão da participação dos fiéis, o Domingo de Ramos será celebrado na catedral e igrejas matrizes; a Missa do Crisma será adiada; a Quinta-feira Santa será celebrada a portas fechadas, com a cerimônia do lava-pés omitido e sem a procissão do Santíssimo Sacramento.

Já a Sexta-feira Santa também serpa celebrada sem a participação dos fiéis e o rito de Adoração da Cruz, mediante o beijo, vai ser restrito ao presidente da celebração. Durante a Oração Universal, será acrescentado a intenção "Pelas vítimas da pandemia".

Durante a Vigília Pascal não vai acontecer o acender e bênção do fogo e a procissão e o círio será aceso de modo simples. "Aqueles que não podem de modo nenhum unir-se à Vigília Pascal celebrada na igreja, rezam o Ofício das Leituras indicado para o Domingo de Páscoa", diz a Arquidiocese.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!