quarta-feira, fevereiro 19, 2020

IR 2020: aposentados e pensionistas já podem consultar informe de rendimentos

Resultado de imagem para IR 2020: aposentados e pensionistas já podem consultar informe de rendimentosO INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou nesta terça-feira (18) que os aposentados e pensionistas já podem consultar o extrato para a declaração do Imposto de Renda 2020, ano-base 2019.

Para consultar o extrato do IR, os beneficiários da Previdência Social devem acessar a Agência Eletrônica no portal da Previdência Social, informar o ano base, neste caso, 2019; o número do benefício; a data de nascimento; o nome do beneficiário, e o CPF.

O demonstrativo pode ser obtido no portal ou aplicativo Meu INSS, com login e senha.

"Caso seja o primeiro acesso, é necessário fornecer os dados solicitados na área de login e fazer o cadastro, criando uma senha com, no mínimo, nove caracteres, pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número. Ao acessar o sistema com a senha, basta escolher a opção Extrato para Imposto de Renda, do lado esquerdo da página, e emitir o documento", informou o INSS.

Também é possível obter o extrato nas agências do INSS, mas mediante agendamento prévio pela internet ou pelo telefone 135.

Para fazer o agendamento pela internet, é necessário acessar o Meu INSS, informar os dados pessoais na área de login, clicar em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”. Em seguida, clicar em "Novo Requerimento" e digitar a palavra extrato no campo de pesquisa para selecionar o serviço desejado.

"Para mais conforto aos cidadãos, porém, o INSS recomenda que a obtenção do extrato seja feita pela internet", acrescentou o INSS.

As regras do IR 2020, prazos e funcionalidades do programa de preenchimento da declaração neste ano serão divulgadas pela Receita Federal nesta quarta-feira (19).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!