quarta-feira, novembro 13, 2019

Médicos de Natal entrarão em greve a partir de terça-feira

Os médicos de Natal decidiram nesta quarta-feira (13) iniciar uma greve geral a partir da próxima terça-feira (19). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN).

De acordo com o sindicato, a principal motivação é o não pagamento das gratificações, que está em atraso desde janeiro deste anos. “Os médicos vinham realizando paralisações pontuais e manifestações desde o início do mês de outubro, mas até o momento não houve nenhum posicionamento por parte da Prefeitura”, informou a categoria. 

Ainda segundo o Sinmed-RN, o atraso “já resultou no pedido de demissão de diversos médicos concursados, levando a Prefeitura a contratar profissionais terceirizados que recebem duas vezes mais do que é pago aos médicos concursados. A somatória do débito da Prefeitura já chega próximo aos 50 mil reais por médico”, acrescentou.

Outro ponto que motivou a paralisação foi a não implementação da tabela de pagamento de 2019, prevista no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos médicos do município. Os salários desses médicos ainda são referentes à tabela de 2016.

Para o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, a greve se faz necessária, visto que os médicos estão com os seus salários comprometidos e sem previsão de pagamento para esses 10 meses de atrasos: “Existem outros programas que pagam um valor muito superior ao que esses médicos recebem hoje. O salário que os concursados recebem hoje, representa um quarto do salário de médicos da cooperativa e um terço do que recebe os profissionais do Mais Médicos”, disse.

A decisão pela greve foi unânime e a partir da próxima terça-feira o serviço será paralisado por tempo indeterminado. Os médicos irão enviar uma carta aberta à população informando sobre as motivações da greve.

Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!