sexta-feira, outubro 04, 2019

Prefeitura de Itaú realiza audiência Pública para elaboração da LDO e LOA



A Prefeitura Municipal de Itaú-RN por meio do Prefeito Ciro Bezerra realizou na tarde desta quarta-feira (02) no Palácio Rui Bessa Nunes a Audiência Pública Participativa para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Na oportunidade o Secretário de Administração e Finanças Marcos Morais, explicou como se daria a audiência pública apontando os eixos a serem debatidos.


O Prefeito iniciou seu discurso cumprimentando as autoridades, representantes de sindicatos, associações e comunidade civil, em segui explicou o que era uma audiência pública e seu objetivo: “A audiência pública é uma ambiente onde nós iremos nos reunirmos para debatermos amplamente problemas do nosso município e as suas soluções, com ajuda de toda sociedade” frisou o prefeito.

Ciro destacou a importância das reuniões nos bairros (audiências públicas) para elaboração do PPAP (Plano Plurianual Participativo) onde a comunidade foi quem apontou as suas necessidades. Outra forma apontada pelo prefeito como forma de participação é o Programa “Itaú Agora” que vai ao ar todas as quartas-feiras a partir das 11 horas pela Rádio Cidade FM Itauense 104,9 MHz e da sua opinião, aponto os erros e eventuais problemas existente no município, encerrando mostra a terceira forma de participação popular na administração, que é quando o cidadão realiza o pagamento dos impostos (IPTU), assim eles estão dando possibilidades de trabalho e execução das ações sugeridas pela comunidade.



O Vereador Antonio Dias sugeriu que fosse criado uma emenda destinando uma certa quantia onde os vereadores pudessem destinar para algum projeto em benefício da comunidade. Ciro disse que seria melhor se os vereadores fizessem uma emenda coletiva tendo em vista o município não dispor de tantos recursos para financiar ações/obras de cada vereador individualmente e iria sufocar as finanças do município.



Phabiano Santos colaborador da administração disse que se deve ter muito cuidado em relação à destinação de recursos e não observar apenas a Lei Orgânica do Município, mas também observar as Leis que regem o nosso país para não cometermos erros como já aconteceu em outros municípios brasileiros que responderam por inconstitucionalidade.

Em seguidas os participantes foram subdivididos em quatro grupos para debaterem sobre as melhorias em educação, saúde, esporte, lazer, turismo, cultura entre outros.

A audiência contou com a participação do Prefeito Ciro Bezerra, a Primeira Dama e Secretária da Assistência Social Jaíra Martins, o Vice-prefeito Paulo César, vereadores Alex Brasil, Branco Basílio, Alyson Maia (Lalá) e Antônio Dias (Toinho Galego), todo secretariado municipal, representantes do sindicato, de associações e sociedade civil.




Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!