terça-feira, outubro 22, 2019

Natal: escola vai receber ação de combate ao suicídio e depressão

Aprovado no fim do mês de conscientização sobre prevenção do suicídio e atenção com a saúde mental – o Setembro Amarelo – o Projeto de Lei 104/2019, denominado “Viva a Mente”, terá sua primeira ação no próximo sábado (26), na Escola Joaquim Honório, no bairro do Alecrim. Será o  “I Encontro Saúde Mental e o Resignificado no Contexto Escolar”, que acontecerá das 8h às 12h e será dirigido a professores, funcionários, familiares e alunos, visando a melhora de toda a comunidade escolar.

O autor do projeto de lei, vereador Dickson Júnior (PSDB), observa que ação é importante porque há professores com síndrome do pânico, ansiedade e outros transtornos, assim como estudantes se mutilando e com depressão e muitas vezes a família não consegue lidar com isso, cabendo ao Município assumir também essa responsabilidade. “Estamos entusiasmados com esse projeto piloto, que pretende iniciar uma grande contribuição para esse grave problema, que está em praticamente todas as famílias. A escola é nossa segunda casa. Então, esse suporte é importante. Vamos estimular a Prefeitura a implantar esse programa de prevenção e combate aos males psicossociais, a ser desenvolvido permanentemente na rede pública de Natal com palestras, workshopws, distribuição de materiais informativos”, diz.

O Programa deve ser coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), com apoio e parceria das Secretarias Municipais de Saúde – SMS – e de Trabalho e Assistência Social – Semtas. O Poder Executivo deve designar uma equipe de trabalho multiprofissional, que tenha conhecimento vinculado ao tema. A matéria prevê a possibilidade de convênio, parceria e termo de cooperação para auxiliar seu desenvolvimento.

O programa terá sua atuação em período determinado pela equipe multidisciplinar, formada para coordenar o programa, tendo a realização e desenvolvimento de cada edição, em instituição de ensino municipal diferente, ficando a cargo do Poder Executivo, a elaboração de cronograma das instituições, que irão ser contempladas com a visita do programa, cabendo a ampla divulgação do citado cronograma.

O “Viva Mente” tem por objetivo criar o programa no campo da psicologia e sociologia, buscando auxiliar a erradicação da violência, preconceito e das diferenças, sejam religiosas, sexuais, físicas, de personalidade, entre outras, além de conscientizar a comunidade escolar, através de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências e outros meios, que a equipe multidisciplinar designada, achar necessário, sobre os modos de combate e prevenção dos males psicossociais escolar, em todas as suas formas.

Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!