domingo, maio 05, 2019

Ministro compara Bolsonaro a Jesus ao chamar presidente de 'pedra angular' do 'novo Brasil'

Resultado de imagem para Ministro compara Bolsonaro a Jesus ao chamar presidente de 'pedra angular' do 'novo Brasil'

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, comparou o presidente Jair Bolsonaro a Jesus Cristo em discurso nesta sexta-feira (3) no Itamaraty, durante cerimônia de formatura de novos diplomatas do Instituto Rio Branco que teve a presença de Bolsonaro.

Segundo Araújo, Bolsonaro é a "pedra angular" do "edifício do novo Brasil". A pedra angular é mencionada em duas passagens do Novo Testamento. Em uma, nos Atos dos Apóstolos, é comparada a Jesus. "Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular", diz o versículo 11 do capítulo 4.

"De fato, a pedra que os órgãos de imprensa rejeitaram, que a mídia rejeitou, a pedra que os intelectuais rejeitaram, a pedra que tantos artistas rejeitaram, a pedra que tantos autoproclamados especialistas rejeitaram, essa pedra tornou-se a pedra angular do edifício, o edifício do novo Brasil", declarou Araújo.

Após a cerimônia, indagado se no discurso havia comparado o presidente a Jesus, Araújo, entre risos, inicialmente disse que não. Mas em seguida afirmou que a declaração se aplica não só a Bolsonaro necessariamente, "mas à situação de qualquer pessoa que vive essa situação, de certa maneira rejeitada e que se torna uma figura central".

Depois, questionado se a referência era a Bolsonaro quando mencionou a "pedra angular", o ministro respondeu que sim. "É, pensei sobretudo no presidente", afirmou.

Pergunta: Quando o senhor citou a pedra angular, o senhor estava comparando Bolsonaro a Jesus?

Resposta: Não (risos)... A questão está também em Matheus... Acho que se aplica ao que a gente viveu, toda essa, né... Acho que não é necessariamente só ele, mas a situação de qualquer pessoa que vive essa situação, de certa maneira rejeitada e que se torna uma figura central. Acho que é importante a gente fazer esse tipo de reflexão.

[No Evangelho de Mateus, capitulo 21, versículo 42, é Jesus quem cita um trecho das Antigas Escrituras para falar da pedra angular. O versículo diz: "Jesus acrescentou: 'Nunca lestes nas Escrituras: A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular; isto é obra do Senhor, e é admirável aos nossos olhos?"]

Pergunta: Para o senhor o presidente Bolsonaro é a “pedra angular” do novo Brasil, que o senhor cita?

Resposta: Eu acho que sim.

Pergunta: O senhor fala no discurso em pedra angular, o senhor se referia ao presidente?

Resposta: É, pensei sobretudo no presidente.

Após a solenidade, Bolsonaro foi indagado sobre a referência feita por Araújo no discurso. "Quando o senhor foi considerado como um Cristo nesse versículo da pedra angular, o senhor não se sentiu desconfortável?"

Bolsonaro respondeu: "Não, eu era do baixíssimo clero, vocês sabem disso. Eu era uma pessoa, carta fora do baralho no maior nível político do Brasil naquela época. Resolvi me candidatar tendo a verdade acima de tudo. Chegamos. Temos agora a grande responsabilidade de administrar o Brasil para todos".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!