domingo, maio 27, 2018

Paulo Vieira de Souza presta depoimento à Justiça e nega ser operador do PSDB

Paulo Vieira de Souza após depoimento à 5ª Vara Federal de Justiça de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Paulo Vieira de Souza após depoimento à 5ª Vara Federal de Justiça de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

O engenheiro Paulo Vieira de Souza, ex-diretor da Dersa, empresa paulista de infraestrutura rodoviária, prestou depoimento a 5 ª Vara Federal de Justiça de São Paulo nesta sexta-feira. Em entrevista após depoimento, ele negou ser operador de esquema de desvio do PSDB e disse que foi preso “sem uma única prova” .

Souza é suspeito de participar de desvio de recursos públicos durante obras do governo do PSDB no estado de São Paulo entre os anos de 2009 e 2011, nas gestões de José Serra, Alberto Goldman e Geraldo Alckmin.

Ele foi preso em 6 de abril em razão das suspeitas de desvios nas obras do Rodoanel Sul, Jacu Pêssego e Nova Marginal Tietê. Ele foi solto por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes em 11 de maio. No último dia 17, a Justiça de São Paulo negou pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público.

Após o depoimento à Justiça nesta sexta-feira, ele afirmou em entrevista que não poderia ser operador de propina do PSDB porque é gestor.

“Não sou operador. Porque pra ser operador, não pode ser gestor. O que eu tô vendo, desde a minha detenção, por motivos... criados, sem uma única prova. [...] Pelo que eu tô vendo das testemunhas, nenhuma me conhece. Nenhuma. Como comprova os próprios relatórios da Dersa”, declarou Paulo Vieira de Souza.
O ex-diretor da Dersa também é investigado por movimentar cerca de R$ 113 milhões em contas na Suíça. Ele, no entanto, não quis comentar o assunto. “Eu só posso falar que... Sobre assuntos que eu tenho acesso e documento. Então, sobre esse assunto, eu não vou me pronunciar, porque eu não tenho conhecimento nem acesso”, declarou.

Denúncia
No dia 22 de março, a força-tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo ofereceu denúncia contra Souza e mais 4 pelos crimes de formação de quadrilha, inserção de dados falsos em sistema público e peculato, que é a apropriação de recursos públicos. O grupo é suspeito de desviar R$ 7,7 milhões de 2009 a 2011 (valores da época) de obras públicas.


Segundo o Ministério Público Federal, Paulo Vieira de Souza comandou o desvio de dinheiro como o destinado ao reassentamento de desalojados por obras do trecho Sul do Rodoanel, o prolongamento da avenida Jacu Pêssego e a Nova Marginal Tietê, na região metropolitana de São Paulo.

Quando Souza foi preso, o PSDB informou, por meio de nota que o partido em São Paulo “não tem qualquer relação com o investigado nem com os fatos a ele imputados” e que dá “total apoio às investigações em curso".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!