segunda-feira, dezembro 18, 2017

Após avançar carro sobre ciclistas, motorista se arrepende e faz campanha de educação no trânsito

Motorista João Alberto abraça ciclista que um dia tentou atropelar  (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi )

Há dois meses, o motorista João Alberto avançou o carro em direção a um casal de ciclistas na Rota do Sol, em Natal. O caso foi parar na Justiça, mas antes do juiz decretar a pena, as vítimas e o motorista chegaram a um acordo: ele iria panfletar sobre educação no trânsito em semáforos. João aceitou a proposta e atualmente alerta motoristas sobre respeito com as pessoas que usam a bicicleta como meio de locomoção.

De acordo com ciclista Valentina Damasceno, que seguia pela Rota do Sol com seu namorado, Daniel, o motorista invadiu o acostamento tantando ultrapassar os outros veículos da via, mas foi interrompido pelos outros condutores.

"Eu e o meu namorado ficamos impedidos de passar e resolvemos contornar o veículo dele, que estava posicionado no acostamento. Quando contornamos, ele se irritou na hora e acelerou o carro em cima de nós. Chegou a bater em Daniel, ficou acelerando o veículo contra mim e houve um bate-boca na hora", disse ela.

O caso foi parar na delagacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência e, depois, enviado ao Juizado Especial Criminal. Porém, antes de seguir com o processo, Valentina lançou a proposta de o motorista doar 100 latas de leite em pó para o Hospital Infantil Varela Santiago, 10 kits de segurança básica para ciclistas de baixa renda, além de passar um mês panfletando no semáforo da Rota do Sol, conscientizando outros motoristas sobre o respeito com os ciclistas.

O acordo foi firmado e as atividades estão em andamento. João Alberto relata que no dia do ocorrido estava com problemas pessoais, mas afirma: "nada justifica o que eu fiz". Hoje, ele diz estar feliz em poder contribuir com a edução no trânsito e pretende seguir com o projeto. Além disso, se tornou amigo do casal que um dia tentou atropelar.


"Eu considero que ele é uma pessoa de caráter admirável", finaliza Valentina.

De acordo com a Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte, quatro ciclistas morreram em acidentes envolvendo outros veículos no estado em 2017.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!