sexta-feira, novembro 10, 2017

Inaugurado em 2012, Parque da Imigração Japonesa nunca foi aberto à população

O Parque da Imigração Japonesa, no bairro Uberaba, em Curitiba, era para ter sido inaugurado em 2008, ano do centenário da imigração japonesa no Brasil, mas não foi porque a obra não havia sido terminada.
Em 2012, parte da construção foi inaugurada, mas, ainda assim, não pôde ser aproveitada pela população porque o prédio dentro do parque não estava totalmente concluído. O local, que era para receber festividades, foi alvo de vândalos várias vezes.
No local, foram investidos, ao todo, cerca de R$ 4,5 milhões; a maior parte do dinheiro foi repassada pelo governo federal. Em 2015, houve outra reforma no local, que custou R$ 500 mil. Agora, em 2017, mesmo aparentemente concluído, o parque continua fechado para visitação.
Apesar da placa do lado de fora dizer "em reforma", não há nenhuma obra no interior do prédio. Também não há sinais de vandalismo desde a última obra. As paredes estão pintadas, sem pichações, e não há sujeira no chão. Os banheiros também estão limpos.
"A ideia foi sempre antecipar os problemas que ocorreriam. Tudo com prevenção de enchente, evitar danos sociais. Existem os lagos, que servem para amortecimento das águas. Meu sonho era uma maratona percorrendo todo o trecho até o zoológico", diz o idealizador do projeto Luiz Haykawa.
Segundo a prefeitura, algumas pendências financeiras foram regularizadas no primeiro semestre deste ano e todas as obras foram concluídas. A administração pública ainda informou que 70% do dinheiro investido veio do governo federal.
Ainda conforme a prefeitura, as rondas policiais são contínuas. Porém, a administração pública ainda não tem uma data definida para abrir o parque para visitantes.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!