quinta-feira, outubro 26, 2017

Preso em Natal, ex-ministro Henrique Alves presta depoimento sobre desvios na Caixa

Ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves foi preso no dia 6 de junho (Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Preso em Natal desde o dia 6 de junho, o ex-ministro do Turismo, Henrique Alves (PMDB) prestará depoimento nesta quinta-feira (26) à Justiça Federal. Ele será ouvido a respeito das investigações envolvendo a operação Sépsis, que apura irregularidades na Caixa Econômica Federal. No início da manhã, a Polícia Federal deflagrou mais uma operação envolvendo Henrique, realizou buscas no seu apartamento e prendeu três pessoas ligadas ao ex-ministro.
O depoimento está marcado para as 13h (hora de Natal, que não segue o horário de verão) e será realizado por videoconferência, uma vez que o caso é apurado em Brasília. As informações foram confirmadas pela Justiça Federal Henrique Alves está preso também por causa da Operação Manus, que investiga superfaturamento e desvio de recursos na construção da Arena das Dunas, em Natal. A operação desta quinta, a Lavat, é uma continuação da Manus.
O foco da investigação da Sépsis é um suposto esquema de pagamento de propina para liberação de recursos do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal.
Segundo o operador financeiro, Lúcio Funaro, que fez acordo de delação premiada, empresas pagavam propina em troca de facilidades na liberação dos recursos. Ainda de acordo com ele, o grupo político de Eduardo Cunha e do ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves decidiu buscar a vice-presidência da Caixa, o que resultou na nomeação de Fábio Cleto, por indicação de Cunha, para o cargo em 2011, no início do governo de Dilma Rousseff.
O mandado de prisão expedido em junho contra Henrique, pela Operação Sépsis, atendia a um pedido do Ministério Público Federal, que considerava que ele poderia destruir provas relacionadas à investigação.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!