quarta-feira, outubro 11, 2017

Após incêndio destruidor, fiéis se organizam para reerguer igreja em Guariba, SP

Após o incêndio que destruiu a Igreja Matriz de Guariba (SP) quase por inteiro, fiéis se organizam para começar a arrecadar fundos para a reconstrução do prédio centenário. Erguida em 1895, a Paróquia São Mateus foi atingida pelas chamas na noite de segunda-feira (9) e a suspeita é que um curto-circuito no telhado em obras tenha dado início ao fogo.
Uma vistoria será feita na manhã desta quarta-feira (11) por técnicos da Prefeitura e por engenheiros voluntários para avaliar se a estrutura que restou poderá ou não ser aproveitada. A área foi interditada pela Defesa Civil.
Nesta terça-feira (10), a praça central de Guariba ficou lotada de fiéis perplexos com a destruição e de curiosos. Segundo a empregada doméstica Valdete Soares dos Santos, foi difícil acreditar que as chamas tinham devastado a igreja.
“Eu estou aqui tentando acreditar. Eu moro lá na Gaivota, é longe, mas eu vim pra poder ver a verdade. Me deu uma dor no coração, fiquei muito sentida”, disse.

A dona de casa Maria Aparecida Santa Maria chora ao ver a igreja destruída em Guariba, SP (Foto: Chico Escolano/EPTV)
A dona de casa Maria Aparecida Santa Maria chora ao ver a igreja destruída em Guariba, SP (Foto: Chico Escolano/EPTV)

A angústia ficou estampada no rosto de cada morador que foi às lágrimas ao se deparar com o cenário. Construída há 122 anos, a igreja foi fundada na época da chegada da ferrovia à região e foi declarada Paróquia São Mateus pela Diocese de São Paulo em 1900, por decreto de Dom Antônio Cândido de Alvarenga. Desde então, o principal templo católico de Guariba foi palco de batizados, casamentos e demonstrações de fé.
De acordo com o secretário de Administração Geral Daniel Lousada, a cobertura, os móveis internos e o reboco do prédio foram completamente danificados.
“Aparentemente, pode ter sido um curto-circuito porque havia iniciado uma reforma na cobertura, onde o foco teria se iniciado, conforme imagens do começo do incêndio. Só uma perícia mais técnica e aprofundada conseguirá concluir isso.”

Parte interna da igreja foi completamente destruída em Guariba, SP (Foto: Chico Escolano/EPTV)
Parte interna da igreja foi completamente destruída em Guariba, SP (Foto: Chico Escolano/EPTV)

Segundo o padre José Antônio Donizeti Munhoz, é mesmo a fé que deve mobilizar os fiéis e os religiosos a reerguer a igreja. Apesar de ainda não saber se a estrutura que restou será aproveitada, ele já começa a organizar um plano para receber doações de pessoas interessadas em contribuir. Munhoz também alerta para que os moradores não sejam iludidos e caiam em golpes.
“Quem quiser fazer alguma doação para ajudar na reconstrução da Igreja Matriz existe a conta da Paróquia São Mateus de Guariba, diocese de Jaboticabal, ou diretamente na secretaria paroquial. Ninguém mais está autorizado a sair com lista para fazer arrecadação em nome da paróquia.”
Para a dona de casa Maria Aparecida Santa Maria, aos poucos, a esperança de ver a igreja que frequenta desde criança reconstruída substitui a tristeza.
“É muito triste ver uma coisa dessas na nossa cidade. Mas, tem que pegar com Deus porque sem ele a gente não faz nada. Deus vai dar força pra gente reconstruir tudo de novo.”

Fogo na igreja de Guariba, SP, pode ter começado em um curto-circuito no telhado (Foto: Chico Escolano/EPTV)
Fogo na igreja de Guariba, SP, pode ter começado em um curto-circuito no telhado (Foto: Chico Escolano/EPTV)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!