sexta-feira, setembro 22, 2017

Prefeito cassado aciona chaveiro para abrir gabinete após conseguir recurso e voltar ao cargo

Chaveiro foi chamado para abrir porta do gabinete em Campo Limpo Paulista (Foto: Reprodução/TV TEM)Depois de 15 horas da decisão do Tribunal de Justiça a favor, o prefeito cassado de Campo Limpo Paulista (SP), Japim de Andrade (PROS), conseguiu entrar no gabinete após ter que chamar um chaveiro para abrir a porta nesta quinta-feira (21).
Japim chegou por volta das 9h30 no prédio da prefeitura e foi recebido por assessores e aplaudido por funcionários que aguardavam no saguão principal. O prefeito fez um breve discurso do alto da escada e seguiu para o gabinete, que estava fechado.
“Trancaram a gente para fora, então, a minha primeira providência é entrar na sala para poder trabalhar”, disse à TV TEM. O chaveiro foi chamado e demorou cerca de cinco minutos para abri-la.
Do lado de dentro, Japim fez uma breve reunião com a equipe e percorreu as secretarias para conversar com os funcionários.
A decisão para que o prefeito cassado voltasse ao cargo foi do desembargador José Helton Nogueira e aponta irregularidades na sessão extraordinária realizada pela Câmara Municipal, há dez dias, que cassou o prefeito. O caso ainda cabe recurso.
O vice-prefeito, Aléssio Grandizolli (PDT), tomou posse desde a saída de Japim. Ele criticou a decisão da Justiça de aceitar o recurso e disse que não houve ilegalidade na sessão extraordinária.

O departamento jurídico da Câmara irá analisar a liminar do desembargador e deve entrar com uma medida para que o desembargador desconsidere a posição.
Sessão extraordinária
O prefeito Japim Andrade foi cassado por nove votos a quatro em uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores, que durou mais de quatro horas. A denúncia contra o prefeito mostrava um vídeo de um funcionário público, em cargo de confiança, deixando o filho do prefeito na escola.
De acordo com o material, o servidor leva a primeira-dama ao supermercado e ao salão de beleza. Nesse período, uma Comissão Processante foi montada e ouviu oito pessoas.
O vereador Daniel Mantovani faltou à sessão e foi substituído por Cleonídes José dos Santos. O advogado do prefeito também discursou e tentou desqualificar a denúncia.
Na votação aberta, Ana Paula, Tonico, Cristiane Damasceno e o vereador Jura votaram pelo arquivamento da denúncia. Cleonídes José dos Santos, o presidente da Câmara Denis Braghetti e os outros sete vereadores votaram pela cassação. No final, o prefeito Japim Andrade foi cassado por 9 votos a 4.

Câmara cassou prefeito de Campo Limpo Paulista (Foto: Sandro Zeppi/ TV TEM)
Câmara cassou prefeito de Campo Limpo Paulista (Foto: Sandro Zeppi/ TV TEM)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!