quarta-feira, maio 10, 2017

Milhares de venezuelanos deixam o país para recomeçar no Brasil


Milhares de venezuelanos estão deixando o país para tentar recomeçar a vida no Brasil.   
A Venezuela ficou para trás. De Caracas, o Nestor trouxe o currículo, a roupa do corpo e as lembranças. Ele conta que com o salário que ganhava tinha que escolher entre comprar o leite da filha e a comida da família, que não dava para três dias.
O extremo Norte do Brasil virou o novo horizonte para quem deixa a Venezuela. A crise é do outro lado da fronteira, mas ela está por todos os lados em Roraima. Os venezuelanos não param de chegar em Boa Vista. Eles querem trabalhar. Para eles o Brasil virou sinônimo de esperança e dias melhores.
O Valério diz que aqui ganha mais vivendo de bicos na rua do que um profissional formado na Venezuela.
Quem quer se legalizar, precisa fazer o pedido de refúgio formalizado na Polícia Federal. E quem consegue, ganha direito a documentos brasileiros, como a carteira de trabalho.
Os pedidos deram um salto: foram de 230 nos últimos dois anos para quase 3 mil nos quatro primeiros meses de 2017. E até agora nenhum foi aprovado. Outros 5 mil venezuelanos têm senha para entregar os documentos em 2018.
Domingo equilibra o futuro nas mãos. Filho de um empresário venezuelano, bombeiro formado, nunca tinha trabalhado de garçom.
“Eu cheguei aqui, é uma vida nova, eu tenho que refazer tudo de zero”, contou Domingo Figarella.
Num restaurante, de uma só vez, quatro venezuelanos foram contratados. “Eles são muito assíduos, são pontuais, são queridos e são irmãos acima de qualquer coisa”, disse a dona do restaurante Isadora Braga.
Mesmo longe da família e da carreira de professor, Eduardo acredita que encontrou um novo lar: “Para mim, foi muito difícil deixar tudo. Eu gostei muito de Boa Vista e do Brasil”.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!