terça-feira, fevereiro 07, 2017

'Não há sistema que não seja vulnerável', diz ministro sobre hackers no Sisu

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O ministro da Educação, Mendonça Filho, negou nesta segunda-feira (6) que o site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tenha sido invadido por hackers. Na semana passada, seis candidatos denunciaram ao G1 terem tido suas senhas do Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem) "furtadas", e cinco deles disseram que suas inscrições no Sisu foram alteradas indevidamente.
Segundo ele, "O sistema do MEC não foi violado em momento algum. Se, por ventura, há alguma vulnerabilidade em relação a algum usuário específico, eu diria que isso é passível de qualquer sistema. Você sabe, como pessoa esclarecida que até cartão de crédito, às vezes uma senha mal utilizada pode ser utilizada por terceiros. Então, você precisa ter cuidado para que os seus dados, a sua senha não seja utilizado por quem quer que seja."
"É lógico que não há sistema que não seja vulnerável", afirmou Mendonça Filho, citando casos de invasões a sistemas da Nasa e do governo norte-americano como exemplos.
"O sistema está intacto e quem vai atestar esse fato que nós estamos reafirmando será a própria Polícia Federal, a quem nós pedimos uma perícia para asseverar essa afirmação que foi feita reiteradas vezes. Não vou desprezar a indagação, a reclamação de qualquer que sejam os usuários. Respeitamos os seis que foram noticiados pela imprensa, mas queremos esclarecer o contexto das reclamações que a forma de relacionamento no uso do sistema do MEC porque tudo foi e é sempre registrado. Então, não há nenhum desprezo, mas eu posso lhe assegurar, de acordo com os dados relatados, que o sistema não foi hackeado", respondeu ele.
Na semana passada, informações divulgadas pelo MEC ao G1 mostram detalhes sobre as trocas de senha no perfil de cinco candidatos do Enem 2016. Eles denunciaram atividades suspeitas e "furto" de senhas por parte de terceiros, além de afirmarem que, com a nova senha, seus perfis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram invadidos, e suas inscrições foram alteradas sem consentimento. Uma sexta candidata, do Distrito Federal, afirma que sua nota na prova de redação foi alterada entre a primeira e a segunda vez em que ela acessou o site do Enem, e que, depois, sua senha foi trocada. Por isso, ela não conseguiu acessar o Sisu, e não pode se inscrever.
Dos outros cinco casos de candidatos inscritos no Sisu, dois tiveram consequências prejudiciais, quando as candidatas descobriram a suposta invasão só após o fim das inscrições, e viram que acabaram fora da disputa dos cursos que desejavam. Em dois casos, os candidatos perceberam a troca indevida e conseguiram garantir que a inscrição validada no fim do prazo do Sisu estivesse correta. No quinto caso, a estudante já havia desistido de disputar vagas no Sisu deste ano, ao ver que sua nota não era suficiente para garantir uma aprovação em um curso de medicina.

Ação combinada por internautas
Na noite de domingo (29), no último dia de inscrições do Sisu, internautas combinaram, por meio de um fórum anônimo, uma ação para aproveitar uma brecha de segurança no sistema de recuperação de senhas do Enem 2016: buscando dados pessoais de candidatos do Enem, como CPF, nome da mãe e data de nascimento, eles poderiam criar uma nova senha de acesso de cada candidato no sistema do Enem, que é integrado ao sistema do Sisu. A ação se espalhou depois de surgir no Facebook, em um grupo fechado conhecido por organizar ataques contra alvos específicos.
No caso do Sisu, os internautas usaram como alvos estudantes que se destacaram no Enem 2016. Mas, nas conversas registradas nos sites, eles também discutem estratégias como buscar dados de pessoas que conhecem e que sabem que fizeram o Enem.


Em fórum anônimo, internautas disseminaram dicas sobre como aproveitar brecha de segurança e 'furtar' senhas de candidatos do Enem e do Sisu (Foto: Reprodução)Em fórum anônimo, internautas disseminaram dicas sobre como aproveitar brecha de segurança e 'furtar' senhas de candidatos do Enem e do Sisu (Foto: Reprodução)
Em fórum anônimo, internautas disseminaram dicas sobre como aproveitar brecha de segurança e 'furtar' senhas de candidatos do Enem e do Sisu (Foto: Reprodução)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!