domingo, janeiro 08, 2017

Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Itaú, Karina Bezerra, esclarece morte da “Barriguda”

A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo do Município e Itaú-RN, Karina Bezerra, usou o WhastsApp do Blog Ciade News Itaú para trazer alguns
esclarecimentos sobre a morte do Baobá, árvore turística do município de Itaú que morreu ao tombar devido rachaduras neste sábado, 07 e janeiro de 2017.

Com tristeza a Secretária Ana Karina, diz que tem ciência de que a morte da árvore se deu devido a ação da natureza, entre eles a seca e não por descaso do gestor municipal, como alguns itauenses vem acusando nas redes sociais.

“Gostaria de esclarecer neste canal o meu ponto de vista sobre a tristeza do fim do lindo Baobá, quem é consciente sabe que foi uma ação da natureza, os anos seguidos de seca, e pode até ter sido descaso, mas não por conta do gestor do município, como alguns adversários estão se aproveitando e destilando o seu veneno nas redes sociais. O prefeito Ciro Bezerra, sempre preocupado com o bem estar de todos, se preocupou também em limpar e tornar o ambiente agradável para os visitantes do Baobá, logo foi acusado de querer se apossar do terreno que é particular. Os herdeiros vieram o procurar muito chateados, e tudo foi esclarecido, ficou claro que tínhamos interesse em tornar um ambiente agradável para os visitantes e não se apossar dele. Antes nenhum gestor teve esse olhar, e lá era abandonado e de difícil acesso”. Esclareceu a secretária.

Ainda de acordo com Secretária, os cuidados com a árvore não era somente da prefeitura, mas também do órgão responsável, o IBAMA.

Realmente foram vários os fatores que levaram a morte do Baobá, no entanto, acredito que todos tenham um pouco de culpa, inclusive nós, visitante do ambiente, que muitas vezes não preservamos como deveria.

Em 2014 o blog Cidade News visitou o local no Sítio Angico Velho e lá podemos comprovar a atenção poder público municipal em cuidar do ambiente, inclusive orientando os visitantes através de placas para com os cuidados com a árvore.










Algo que também pode ser notado era o momento de seca, nas fotos, feitas em 28 de janeiro de 2014, podemos ver a falta do verde aos derredores e na própria arvore.

Em 17 de Janeiro de 2016 voltei ao local, o ambiente já era mais animador, o verde da paisagem dava mais beleza as imagens fotográficas de quem a visitava. Inclusive registrando a flor da “barriguda” algo que enche nossos olhos com tanta exuberância.



Flor do Baobá (Barriguda)


Em 10 de abril de 2016, mais uma vez estive no baobá, desta vez um dos galhos já estava no chão, mas ainda fixado ao grande caule da árvore.




Em viagem, em novembro de 2016, fui informado que a árvore perdia mais um dos seus galhos, tornando-a a cada dia mais frágil.

Vídeo feito em 09 de novembro de 2016


Agora em 2017, tivemos uma grande tempestade de ventos, momento este em que poderia ter antecipado a morte do Baobá, mas a mesma ainda resistia as marcas do tempo entre cupins em seu caule, vindo ao chão por inteira, nesse 07 de janeiro de 2017, pondo fim ao ponto turístico do município de Itaú.

Faça parte do grupo do WhatsApp você também clicando no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/BX1Wfw3g56Y75XP48ZlRJ7


Arlindo Maia da Redação do Cidade News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!