sexta-feira, dezembro 30, 2016

Recapturado, fugitivo de presídio do RN afirma que fuga foi comprada

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Uma operação conjunta realizada pelas polícias Civil e Militar recapturou, na manhã desta sexta-feira (30), um dos 19 fugitivos da Penitenciária Estadual de
Parnamirim (PEP), na Grande Natal. Em vídeo divulgado pela Polícia Civil, Gustavo Nicácio Alves conta detalhes e afirma que a fuga, ocorrida no último dia 18, foi comprada. A operação aconteceu no bairro de Mãe Luiza, Zona Leste de Natal.
No vídeo, o preso relata que "os 11 primeiros pagaram para fugir”, mas não sabe informar a quem o dinheiro foi entregue. Nicácio afirma que não está entre os que comprou a fuga. “Quando eu olhei, os meninos estavam subindo o muro. Eu perguntei se podia ir e eles disseram que se tivesse coragem, que fosse”, relata. 

Gustavo Nicácio cumpria pena por tráfico de drogas e foi encontrado com documentos falsos. De acordo com a PM, ele se preparava para fugir do estado. De acordo com a direção do PEP, Nicácio é o segundo recapturado. Gilclécio Berlamino Silva foi encontrado dias depois.
Secretário de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino disse ao G1 que não ficou surpreso com as declarações do preso recapturado. “Não me surpreende. Sempre achei que houve facilitação. O quebra-cabeça está sendo montado e os envolvidos serão responsabilizados administrativa e criminalmente. Quem colabora com bandido é bandido também”, afirmou.
A PM aguardará o desdobramento das investigações. "Caso haja uma falta por parte de integrantes da corporação, apuraremos com o rigor que o caso merece", afirmou o major Eduardo Franco, assessor de comunicação da Polícia Militar.

Facilitação
Vídeo divulgado pela Secretaria de Justiça e Cidadania mostra a fuga dos 19 detentos da Penitenciária de Parnamirim. Nas imagens, é possível ver o momento em que os presos jogam uma corda feita de lençóis por cima do muro. Pouco a pouco é possível ver os detentos descendo a corda para o outro setor. De lá, eles pegam outra corda e passam por cima do muro, tendo acesso à parte externa do presídio. Pouco tempo depois é possível ver uma viatura passar.

Relatório feito pela guarda da penitenciária  (Foto: Reprodução/G1)Relatório feito pela guarda da penitenciária (Foto: Reprodução/G1)

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte instaurou inquérito para apurar a possibilidade de facilitação da fuga. Na ocasião da debandada, segundo a Polícia Militar, uma das quatro torres de vigilância do presídio estava desativada por falta de efetivo – mesmo a guarda tendo sido avisada da possibilidade de uma fuga naquele dia.
De acordo com relatório elaborado pela Polícia Militar sobre o ocorrido, um soldado presenciou a fuga por volta da meia-noite. O G1 teve acesso ao documento. Nele, o comandante da guarda da penitenciária também relata ter ocorrido uma ‘pane’ no fuzil de um policial que presenciou a fuga, e de uma ‘interferência na comunicação’, o que impediu que a central registrasse um pedido de apoio que foi feito via rádio. “A mesma não copiou”, escreveu o PM.
Fugitivos
Segundo a Sejuc, fugiram no domingo: Amintas Geovan Damasceno Pereira, Cleison Bruno da Costa, Davi Torres de Souza, Diego Gregório Meireles Santos, Edson Ribeiro da Silva, Felipe Domingos Camilo, Francisco Rômulo da Silva Oliveira, Gilclécio Berlamino Silva, Gleydson Freire Regis, Gustavo Nicácio Alves, Jeanderson Carlos Freire da Silva, João Antonio Neto, Jonathan Cleiton de Carvalho, José Carlos Pereira, José Sulede Silva da Costa, Michael Diego Barbosa do Nascimento, Rodrigo Januário Alves, Tales Augusto Ribeiro Januário e Wallyson Phillip Melo Costa.
373 fugitivos em 2016
Após a fuga dos 19 presos no domingo, em Parnamirim, na madrugada da segunda-feira (19) seis detentos escaparam da Cadeia Pública de Natal, que fica na Zona Norte da capital.

Com estas duas fugas, chegou a 373 o número de detentos que conseguiram escapar do sistema prisional potiguar somente este ano. O número é superior a todo o ano de 2015, quando 212 presos fugiram.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!